Google começa a implementar camada sobreposta ao Maps com dados sobre a COVID-19
Google começa a implementar camada sobreposta ao Maps com dados sobre a COVID-19
23 de setembro de 2020 0
Atualização (23/09/2020) – BB
No começo do mês vimos que o Google começou a testar a possibilidade de inserir uma camada sobreposta ao Maps para indicar os dados sobre o novo coronavírus em algumas áreas específicas.
Agora, depois de algumas semanas de testes, a gigante das buscas finalmente vai começar a liberar a novidade para seus usuários finais em vários locais no mundo. Ao todo, serão 220 países a contar com a atualização do Maps que insere essas informações.
A novidade irá indicar números como o crescimento dos casos confirmados da COVID-19 separados por estados, condados ou cidades, caso estejam disponíveis dessa forma. Essa camada sobreposta irá mostrar, de forma colorida, as áreas com novos casos de confirmação do novo coronavírus a cada 100.000 habitantes durante um período de sete dias. Além disso, também terá um indicador que mostrará se os números de confirmação cresceram ou diminuíram na região.
Como visto anteriormente, esses dados serão coletados de centros de pesquisa, como o Johns Hopkins, o jornal New York Times, e a Wikipedia que, por sua vez, coletam as informações de instituições governamentais ou organizações de saúde, como a OMS, por exemplo.
A atualização começará a chegar para os usuários do aplicativo no Android e iOS ao longo da próxima semana. No entanto, apesar de ter dito que chegará para 220 países, não se sabem quais serão esses locais ou, ao menos, se o Brasil está incluso.
Texto original (04/09/2020)
Google Maps poderá adicionar camada sobreposta aos mapas com dados sobre a COVID-19
Durante o mês de agosto, o Google Maps ganhou diversas atualizações relevantes que aprimoraram ainda mais a visualização dos mapas no aplicativo. Em uma delas, a gigante das buscas começou a implementar mais detalhes sobre a vegetação e presença de montanhas e relevos em cada região. Além disso, o app passou a emitir alertas sobre incêndios e áreas de risco nos Estados Unidos.
Agora, parece que a empresa de Moutain View testa uma nova funcionalidade em seus mapas. Segundo Jane Manchun Wong – que já é conhecida por prever outras atualizações de aplicativos antes de seus lançamentos – o Google supostamente testa inserir uma camada sobreposta ao mapa que mostrará informações relevantes sobre a COVID-19.
Google Maps’ COVID-19 map shows a number of the region, describing whether it is increasing or decreasing pic.twitter.com/bYJTYoSL3h
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) September 4, 2020
Com base nas imagens é possível ver alguns detalhes sobre o novo coronavírus em cada região. Dentre as informações presentes estão dados sobre o surto da doença nos estados. Além disso, também é possível ver se houve aumento ou diminuição do número de casos em cada localização. No entanto, não está muito certo se será possível detalhar os números para cidades em específico.
Outra informação importante é que, aparentemente, os dados são buscados em diversos sites, como a Wikipédia, o jornal The New York Times, a Universidade Johns Hopkins e a Corporação Municipal de Brihanmumbai.
Até o momento não há informações se esse recurso ficará disponível ao público final. Mas caso fique, ele poderá ser acessado da mesma forma que são acessados os dados de trânsito e das informações do Street View.
Google Maps
Desenvolvedor: Google LLC
Grátis
Tamanho: Varia de acordo com o sistema