Galo confirma Mineirão como palco do primeiro jogo da final da Copa do Brasil
Gigante da Pampulha vai receber a partida entre Atlético-MG e Grêmio, na próxima quarta-feira; segundo duelo será disputado na arena do time gaúcho, em Porto Alegre.
A diretoria do Galo oficializou o Mineirão como palco do primeiro jogo da Copa do Brasil. A confirmação foi dada pelo presidente Daniel Nepomuceno nesta quinta-feira, no Independência, antes da partida contra o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro. Na próxima quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), Atlético-MG e Grêmio iniciam a decisão da competição, no Gigante da Pampulha. A cúpula atleticana tinha até esta sexta-feira, cinco dias antes do jogo, para alterar o local da partida.
No início da semana, a CBF publicou que o Independência iria receber o primeiro confronto da decisão, de forma provisória, no site oficial da entidade. O clube alvinegro passou os últimos dias negociando valores com o consórcio que administra o estádio para mandar o jogo no Mineirão.
Em 2016, o Atlético-MG disputou onze partidas no Gigante da Pampulha, duas delas como visitante (Villa Nova e Cruzeiro). O Galo venceu seis confrontos: Villa Nova, pelo Estadual, Melgar, pela Libertadores, Corinthians, Botafogo e América-MG, pelo Brasileirão, e Juventude, pela Copa do Brasil. Empates foram quatro: América-MG, na final do Mineiro, Cruzeiro e Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, e Ponte Preta, na Copa do Brasil. A única derrota aconteceu no primeiro jogo da temporada em Belo Horizonte, quando o Alvinegro foi derrotado pelo Flamengo por 2 a 0 pela Primeira Liga.
O local do segundo duelo foi tema de muita polêmica. Na quarta, o Grêmio foi condenado pelo STJD a cumprir a perda do mando de um jogo por conta da invasão da filha do técnico Renato Gaúcho, após a classificação da equipe sobre o Cruzeiro, na Arena do Grêmio, nas semifinais da competição. Os advogados do time gaúcho entraram com recurso no STJD para tentar reverter punição. O tribunal acatou o pedido mantendo a partida do dia 30 na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
Retrospecto
Esta será a oitava decisão que o Atlético-MG disputa no Mineirão desde a reinauguração do estádio, no início de 2013. Naquele ano, disputou a final do Mineiro – ficou com o título – e a final da Taça Libertadores – também levantando o caneco. Em 2014, definiu novamente o estadual no Gigante da Pampulha – dessa vez, ficou com o vice-campeonato – e levantou o caneco da Copa do Brasil vencendo o rival Cruzeiro na decisão.
Além disso, conquistou, no estádio, a Recopa Sul-Americana sobre o Lanús, da Argentina. Em 2015, disputou o primeiro jogo da final do estadual no Mineirão, contra a Caldense, e terminou a competição com o título. Em 2016, novo retorno na final do Campeonato Mineiro, mas, desta vez, o rival América-MG levou a melhor e ficou com o caneco.Das sete decisões disputadas até aqui pelo Galo no Mineirão após a reinauguração, portanto, o alvinegro levou a melhor em cinco oportunidades e acabou vice-campeão nas outras duas.
Fonte: globoesporte