Ford vai completar 60 anos do Mustang: veja os principais modelos
A Ford está preparando uma versão especial de 60 anos do Mustang. Ela deve ser apresentada no dia 17 de abril, data em que o clássico da Ford comemora seis décadas de produção ininterrupta. Em sua sétima geração, o Mustang ainda é o carro esportivo mais vendido do mundo. Vamos relembrar os principais modelos do Mustang ao longo das últimas décadas.
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Seu conceito foi definido por Lee Iacocca, um dos gênios da indústria de Detroit, que dependia sob o comando de Henri Ford II, um carro que deveria ser compacto, acessível, esportivo e desejado. Ford queria que esse carro atendesse aos jovens baby boomers, que nasceram a partir de 1945 nos Estados Unidos, filhos de ex-soldados da II Guerra. Era um universo imenso de consumidores.
O desenho do Mustang foi derivado de um segundo conceito feito por Joe Oros, L. David Ash e Gale Halderman. O Mustang usava a base de um carro barato que era o Falcon mas que não trazia o apelo de esportividade que o novo carro traria consigo.
Seu lançamento foi grandioso no Salão de Nova York e no primeiro dia 22 mil unidades foram encomendadas e nos primeiros quatro meses já foram feitas 680 mil pedidos. O carro foi projetado para ser um sucesso e a Ford construiu uma fábrica apenas para produzi-lo.
A primeira geração consolidou o Mustang. Ele tinha preço a partir de US$ 2,5 mil na época com motor 2,8 litros seis cilindros de 101cv e havia outros 3,3 litros de 116cv. Também estava disponível o V8 260 de 4,3 litros e 164cv, o 289 V8 de 210cv e um outro com carburador esportivo para 220cv. Com um pacote de desempenho extra o Mustang já chega com 270cv. Era um sucesso.
No fim dos anos 1960 o Mustang ganhava novas versões, a linha Shelby era incorporada ao portfólio e nos anos 1970 o carro da Ford teria novas versões como o Boss e o Mach 1. Até que a partir da crise do Petróleo, a Ford tirou da gaveta um dos seus projetos de carro compacto para lançar o Mustang de segunda geração.
Esse carro não foi um sucesso pois era baseado no Ford Pinto, que emprestava a carroceria ao Mustang que tinha melhor acabamento, mais itens de série e mais economia pois carregava motores pequenos como os quatro cilindros 2,3 litros de 88cv e o V6 2,8 litros. O V8 302 veio apenas em 1975 com 122cv e mesmo com as versões Cobra II e Stallion o Mustang havia perdido sua alma esportiva.
Em 1978 foi apresentada a terceira geração. Era baseada na plataforma compacta Fox e o Mustang ficaria com essa base moderna, porém pequena até o ano de 1993. Os motores eram os mesmos da geração anterior, porém com um pouco mais de potência e houve ainda uma versão 2,3 litros com turbocompressor de pouco sucesso com 131cv. A Ford trabalhou como possível a terceira geração e melhorou a eficiência dos motores V8 e quatro cilindros trazendo inovações como injeção eletrônica, novas versões conversíveis e novidades como o airbag lançado em 1990.
A quarta geração foi um renascimento para o Mustang e veio para a linha 1994. Era um carro fechado, maior, com rodas aro 17, novos motores e muita esportividade. Curiosamente a plataforma era a mesma de 1979 mas com quase 70% das peças novas. Entre os motores havia o V6 3,8 litros de 145cv e o V8 302 de 215cv. Foi uma geração muito bem sucedida com versões como o SVT Cobra com motor V8 4,6 litros de 305cv. O Mach 1 voltou em 2002 com 300cv e o SVT Cobra dessa época tinha 390cv.
Em 2003 foi apresentada a quinta geração que representava mais uma “volta às origens” com os 40 anos do Mustang. Era um carro de linhas mais quadradas, uma nova geração totalmente nova e mais rígida além de mais segura. O Mustang básico tinha motor V6 de 4,0 litros de 204cv e 32kgfm enquanto o V8 era um 4,6 litros de 300 ou 304cv.
Aos poucos o Shelby já está chegando com versões interessantes como o KR de 547cv e 70kgfm de torque graças à preparação no motor V8. Mas a concorrência mexicana e a GM trabalharam na volta do Camaro e na Chrysler no retorno do Challenger para o final da década. A Ford lançou inúmeras versões especiais do Mustang e se mantinha à frente. Essa geração começou até 2014 quando outras novidades surgiram.
A sexta geração do Ford Mustang era mais tecnológica e foi apresentada há dez anos. Trazia multimídia Ford Sync, chave presencial, sistema de som premium, controle de distância do carro à frente entre outras novidades deixavam o Mustang mais aprazível ao volante. Tão aprazível que voltava a ter motor de quatro cilindros que era o 2,3 litros turbo Ecoboost com injeção direta mas com 309cv, além do V6 de 304cv, o V8 5,0 litros de 425cv e as séries especiais como o Roush, o consolidado GT , Laguna Seca, Boss e tantos outros.
Essa geração marcou a estreia do Mustang oficialmente nas vendas em 2019 com a versão GT Performance respondendo aos fãs da marca que desejavam comprar o esportivo na entrega e não em importadores independentes.
A sétima geração do Mustang chegou em 2023 aos Estados Unidos com boas notícias como a manutenção do V8 Coyote de 488cv enquanto o Mustang Mach-E elétrico feito com outra plataforma e outra proposta, segue em paralelo usando o nome de um esportivo lendário.
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