Ficar com quem não quer? Como o Bragantino vê a situação de Léo Ortiz, alvo do Flamengo
“O Red Bull Bragantino vai querer ficar com um jogador que não quer seguir no clube?”. A pergunta surge em meio à negociação que existe entre o Massa Bruta e o Flamengo pelo zagueiro Léo Ortiz.
Como fontes ouvidas pelo ge apontam que o jogador deseja deixar o clube de Bragança Paulista e defender o Rubro-Negro em 2024, há quem não entenda o motivo para o Massa Bruta ainda querer seguir com o atleta.
A reportagem apurou que o que explica esse interesse na permanência do jogador é a forma como o Bragantino enxerga a situação. O ge conversou com fontes ligadas ao clube que dizem que, internamente, o Braga não sente o jogador forçando uma saída e que não há atrito na relação. Como o clube sabe da importância dele dentro e fora de campo, ainda quer mantê-lo.
Nos bastidores do Braga, tanto a permanência quanto a saída são tratadas como possíveis.
Nesta segunda-feira, 8, Léo Ortiz se reapresentou ao Massa Bruta e realizou os exames médicos e testes físicos. Enquanto algumas fontes ouvidas pelo ge dizem que o atleta se reapresentou e manifestou ao clube o desejo de sair, outras fontes dizem que o zagueiro não se posicionou e que ele tem se mostrado aberto para ouvir todos os lados na negociação.
Dois lados
Nem Bragantino nem os empresários do jogador se manifestam oficialmente sobre as negociações. O ge, portanto, tem procurado ouvir fontes ligadas aos dois lados.
O ge apurou que Léo Ortiz vê com bons olhos a ida para o Flamengo. Além do Rubro-Negro ser um dos principais clubes do país e representaria um passo a mais na carreira, a presença do técnico Tite no comando da equipe é um atrativo a mais. As convocações do zagueiro para a seleção brasileira foram feitas pelo treinador. Há também uma relação de amizade entre Tite e o pai de Léo Ortiz, o ex-jogador de futsal Ortiz. Ambos trabalharam juntos no Internacional.
A reportagem do ge também apurou que o Bragantino entende que a oportunidade de defender o Flamengo pode ter balançado o zagueiro. Porém, o clube vê ele aberto para ouvir todos os lados e sem pressionar pela saída. Fontes ligadas ao Massa Bruta destacam que Léo Ortiz sempre foi profissional com o clube e demonstrou respeito e carinho pelo Braga. Dizem que, até o momento, não há atrito na relação.
Um indício de que a relação entre o jogador e o Bragantino não está estremecida são posts nas redes sociais. O Massa Bruta completou 96 anos nessa segunda-feira, 7, e o clube compartilhou uma arte em que o zagueiro aparece. Ortiz compartilhou a imagem divulgada pelo Braga. Na sequência, o zagueiro fez uma outra postagem sobre o aniversário do clube.
As negociações
Perto do fim do Brasileirão, o Flamengo procurou os representantes de Léo Ortiz e manifestou interesse em abrir negociação após o fim do nacional. Após o término do campeonato, as negociações começaram.
A proposta inicial do Flamengo, na casa dos R$ 5 milhões de euros, não foi aceita pelo Bragantino. Algumas fontes informaram ao ge que o Massa Bruta aumentou a pedida e estaria exigindo entre 10 e 12 milhões de euros para vender o jogador, valor que o Rubro-Negro não está disposto a pagar.
Entretanto, o ge também apurou com outras fontes que a pedida do Massa Bruta não chegou aos 10 e 12 milhões de euros. O valor seria mais baixo que isso.
Há também divergência de versões entre um combinado que existe entre Bragantino e Léo Ortiz. Por um lado, há quem diga que o Massa Bruta havia acertado com Léo Ortiz que iria facilitar a negociação caso o atleta desejasse sair. Porém, fontes ligadas ao clube dizem que esse acordo é válido apenas para propostas do exterior e não vale para o mercado nacional.
Em meio a essa negociação com o Flamengo, o Bragantino também ofereceu uma proposta de renovação contratual para Léo Ortiz. Neste acordo, o atleta teria um aumento no salário. Os valores são mantidos em sigilo, mas a apuração é que ele seria compatível ao oferecido por grandes clubes do Brasil.
Neste novo vínculo, também há melhorias no plano de carreira. Como Léo Ortiz é o atleta que está há mais tempo no elenco, tem identificação com o clube e exerce papel de liderança dentro e fora de campo, o clube deseja que ele seja “a cara” do projeto da Red Bull no Brasil. Por isso, fez essa proposta para valorizá-lo.
O empresário do jogador, Paulo Pitombeira, disse ao ge que o atleta não deu margem para abrir negociação e reforçou que a decisão do jogador é pela transferência para o Flamengo. Porém, com pessoas ligadas ao clube, a informação é que a renovação ainda não foi recusada.
A chegada de uma proposta do exterior é também uma possibilidade para Léo Ortiz. Porém, até o momento, a reportagem apurou que não chegou nenhuma oferta oficial.