Fatores sociais e a dor após cirurgias no tratamento da degeneração lombar
Os Determinantes Sociais da Saúde (DSS), que englobam aspectos como habitação, ocupação, renda, religião e estado civil, têm sido identificados como fatores de grande impacto nos resultados de saúde de pacientes submetidos a cirurgias na coluna vertebral. Acredita-se que possa existir uma relação entre o uso de opioides e esses fatores em pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos na coluna vertebral.
Quiz: Paciente com dor lombar inferior. Qual o diagnóstico?
Estudo
Recentemente, um estudo foi conduzido com o propósito de investigar os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) associados ao uso de opioides durante o período perioperatório em pacientes submetidos a cirurgias na região lombar.
Metodologia
Trata-se de um estudo do tipo coorte retrospectiva, publicado em junho de 2023 que incluiu pacientes submetidos a cirurgias na coluna vertebral devido a degeneração lombar em 2019. O uso de opioides foi pesquisado nos registros de prescrição dos prontuários médicos eletrônicos dos participantes.
Os pacientes que utilizaram opioides antes da cirurgia foram comparados com pacientes que não os utilizaram em relação aos DSS, incluindo dados demográficos como idade e etnia, e dados clínicos, como atividade física e tabagismo. Adicionalmente, informações demográficas e cirúrgicas, tais como idade, presença de condições médicas concomitantes, extensão do procedimento cirúrgico e outras variáveis, foram registradas a partir dos prontuários médicos. A avaliação destes fatores foi conduzida por meio de uma análise de regressão logística multivariada.
Noventa pacientes utilizaram opioides, enquanto 98 não os utilizaram antes da cirurgia. Na amostra, o uso de opioides ocorreu por pelo menos três meses em pacientes com maior histórico de cirurgias prévias na coluna (1,07 vs. 0,44, p<0,001) e mais comorbidades, incluindo diabetes, hipertensão e depressão (p=0,021, 0,043, 0,017).
Pacientes de áreas com renda mediana comunitária mais baixa, desempregados ou com capacidade física reduzida (METS<5) tinham maior probabilidade de usar opioides antes da cirurgia. O uso de opioides após a cirurgia estava fortemente associado ao uso pré-operatório de opioides, ao consumo de álcool e à renda mediana comunitária mais baixa. Um ano após a cirurgia, o grupo que utilizou opioides apresentou taxas mais elevadas de uso de opioides (72,2% vs. 15,3%, p<0,001).
Saiba mais: Como abordar a dor lombar?
Conclusão
Este estudo sugere que o desemprego, o baixo nível de atividade física e a renda mediana comunitária mais baixa estavam associados ao uso de opioides antes da cirurgia e ao uso de opioides a longo prazo após a cirurgia.
Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros
Sucesso!
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Avaliar artigo
Dê sua nota para esse conteúdo.
Você avaliou esse artigo
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Autor
Conteudista do Whitebook desde 2017, Rafael possui graduação em Medicina pela UFF e residência em Ortopedia e Traumatologia pelo INTO. É especialista em cirurgia de joelho.
- Wague A, O’Donnell JM, Rangwalla K, El Naga AN, Gendelberg D, Berven S. Impact of social determinants of health on perioperative opioid utilization in patients with lumbar degeneration.