Entenda por que o Palmeiras pode vender Matheus Fernandes ao Barcelona antes do previsto
A notícia de que o Barcelona pretende contratar Matheus Fernandes – a primeira proposta foi de seis milhões de euros (R$ 27 milhões) – surpreendeu a torcida do Palmeiras.
Surpreendeu também o fato de que o clube brasileiro pode realmente fazer negócio pelo volante de 21 anos, que teve poucas atuações em seu primeiro ano de clube. Foram apenas 12 jogos e um gol marcado.
O interesse do Barcelona, porém, não é novo. O clube catalão monitora o jogador desde 2017, quando ele começou a despontar pelo Botafogo.
Matheus Fernandes Palmeiras — Foto: César Greco/Ag.Palmeiras
No Palmeiras, apesar de ter tido poucas chances com os técnicos Luiz Felipe Scolari e Mano Menezes, Matheus Fernandes encerrou a temporada passada como titular, sob comando interino do auxiliar Andrey Lopes. E foi bem.
Sempre foi dito no clube que ele teria espaço com a camisa alviverde em algum momento por se tratar de uma grande promessa. É considerado um meio-campista moderno, com boa saída de bola e chegada forte à área adversária.
Ocorre que o momento atual é de contenção de gastos, de equilibrar o caixa, que encerrou 2019 com saldo negativo. Pela primeira vez na década, o clube virou o ano sem contratar nenhum reforço. Em vez disso, promoveu garotos das divisões de base e tem acertado a saída de vários nomes.
Dois garotos são da mesma posição de Matheus Fernandes e agradam muito à comissão técnica de Vanderlei Luxemburgo: Patrick de Paula, de 20 anos, e Gabriel Menino, de 19 anos, que deram entrevista coletiva na segunda-feira.
A posição, a propósito, tem muitos nomes. Apesar da venda de Thiago Santos ao FC Dallas, dos Estados Unidos, o elenco ainda conta com Bruno Henrique, Felipe Melo, Ramires e Jean.