Encontro de Juntas Comerciais mostra pioneirismo de Rondônia na política de fortalecimento econômico e empresarial
Presidentes de todas as Juntas Comerciais do Brasil estão reunidos nesta semana, em Porto Velho, para o encontro nacional da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju). O grupo conheceu o governo de Rondônia para a solenidade de abertura do encontro nacional, a fim de reiterar a parceria do Setor Comercial com os órgãos da administração pública, bem como para enaltecer os feitos do estado com foco no desenvolvimento do empreendedorismo e nas contribuições de políticas públicas, que endossem o mantra da Fenaju, assim como do empresariado, que é a criação de ambientes desenvolvidos de negócios, principalmente no que diz respeito à desburocratização e parceria com investimentos e crédito ao fortalecimento comercial.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha lembrou que o estado de Rondônia é pioneiro no país em se tratando de celeridade e desburocratização de sistema, de modo que um empreendedor consegue registrar um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) com menos de duas horas, tudo feito de forma online, encurtando distâncias e agilizando a vida do investidor.
Ao tratar de políticas públicas, Marcos Rocha destacou ou que o governo tem feito sua parte em diversos aspectos e participando em várias linhas de trabalho, como ações de ordem econômica, preparatória (como os cursos de capacitação oferecidos em diversas modalidades), além de ações pontuais voltadas para a melhoria da segurança, investimentos na educação, e principalmente, na qualidade da administração pública do estado, fato que gera confiança do mercado e atrai cada vez mais empresas para o estado.
“Rondônia tem níveis registrados desenvolvidos para criação de novas empresas. Mais de 13,9 mil novas empresas foram abertas neste ano, e ainda possuímos um saldo favorável entre os índices de aberturas e fechamentos comerciais. Além disso, o modelo de gestão que empregamos no estado tem ganho reconhecimento nacional e de órgãos de fiscalização e controle pelos altos índices de transparência na aplicação dos recursos”, ressaltou.
O titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e vice-governador, Sérgio Gonçalves apontou que Rondônia tem criado ambientes de negócios cada vez melhores para o desenvolvimento social. “Foi a partir de 2019 que o governo passou a se preocupar com o fortalecimento do comércio. Hoje, olhando para trás, vemos o quanto o estado de desenvolvimento, e ainda temos muito a fazer. Para se ter uma ideia, nos próximos 60 dias vamos bater a marca de R$ 150 milhões em microcréditos liberados para micros e pequenos empreendedores de diversas áreas. O governo tem feito sua parte e está ampliando cada vez mais o menu de serviços e ações externas ao melhoramento do comércio”, salientou.
Segundo o presidente da Junta Comercial de Rondônia, José Alberto Anísio, que o estado de Rondônia tem superado as expectativas em se tratando do desenvolvimento do setor e que uma parceria do governo com a agenda da Jucer tem gerado grandes avanços para o futuro e o desenvolvimento do Estado . “O governo em parceria promove acessibilidade pra quem quer empreender e atenção àqueles que já estão neste caminho. Estamos em todos os municípios de Rondônia, nas Salas dos Empreendedores, colaborando e criando as condições possíveis para o desenvolvimento”, enfatizou
O presidente da Fenaju, Gregória Benário parabenizou o estado de Rondônia pelo seu desempenho em prol do fortalecimento do comércio e do empreendedorismo. “O estado está de parabéns por todo trabalho que vem sendo feito. Se temos novas empresas, se Rondônia está recebendo novos empreendimentos, é porque o empresário está confiando na política fiscal e na condução administrativa local. Esse alinhamento proporciona mais qualidade de vida ao cidadão, além de novos postos de trabalho, mais renda e oportunidades”, revelou. O governador, vice e titular da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), Luiz Fernando Pereira, foram homenageados pela Fenaju, com a Comenda do Registro Mercantil, honraria designada pela entidade aos gestores que colaboram com o desenvolvimento do comércio.