De fato Rondônia De fato Rondônia
  • INICIO
  • EDITORIAL
    • POLÍTICA
    • POLÍCIA
    • ESPORTE
    • GERAL
  • CAPITAL
  • CIDADES
  1. Home
  2. Rondônia
  3. Dragagem do Madeira será iniciada nesta semana
Rondônia

Dragagem do Madeira será iniciada nesta semana

by Keith Candido 0 Comment 4 min read

AA

 Dragagem do Madeira será iniciada nesta semana

A dragagem do rio Madeira é de grande relevância econômica para o desenvolvimento local.

Enfim o processo de dragagem da hidrovia do Madeira sairá do papel. Em ofício expedido na última quinta-feira (03), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou o início da dragagem no primeiro passo crítico, que é Curicacas a partir do dia 10 (quinta-feira) desse mês.

No dia 03, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit- DF) solicitou que tanto a executora (Consórcio JEDD/EPC) e a supervisora (UMI-SAN – Serviços de Apoio à Navegação e Engenharia) se mobilizem para já iniciarem o trabalho de dragagem no dia 10.

De acordo com a Nota Técnica 15/2017 – DNIT/COVIAS, o processo cronológico para a autorização da dragagem do Madeira através da autorização do Ibama, visando o cumprimento das condicionantes ambientais impostas na L.O nº 580/2006 conduzido pelo Dnit se inicia em 01 de julho de 2013 com a emissão pelo Ibama da autorização da captura, coleta e transporte de fauna (ACCT) e pedido de autorização de dragagem.

A dragagem do rio Madeira é uma obra de grande relevância econômica para o desenvolvimento do estado de Rondônia, visto que o rio Madeira é utilizado por grandes empresas para o escoamento da produção de grãos.

A obra já estava sendo aguardada para o período propício, o da estiagem. Rondônia enfrenta atualmente a estação da estiagem, quando surgem bancos de areia no leito do rio, comprometendo a navegação. Além disso, é justamente nessa época do ano que se consegue identificar os pontos considerados mais críticos do rio.

Fato já comprovado pelo monitoramento realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM-RO) no dia 27 de julho no seu 1º boletim de Monitoramento de Estiagem na Bacia do Rio Madeira. Segundo o boletim, a previsão de estiagem para este ano não é tão severa como a do ano passado, em setembro de 2016, quando registrou 197 cm (1,97 m), a menor cota nos últimos 48 anos.

“A gente está prevendo para o dia 8 de agosto uma cota entre 386 e 426 cm, sendo que no ano passado, nessa época do ano, já estava em 269 cm, ou seja, a situação para 2017, está bem melhor que a do ano passado, que foi a 2ª maior severa estiagem histórica desde 1968”, disse Giancarlo Bonotto, engenheiro hidrólogo e coordenador do Sistema de Alerta da Bacia do Rio Acre e da Bacia do Rio Madeira.

Bonotto explicou ainda que para Rondônia, a previsão é de um El Niño fraco, que é bom para o Estado e que daria uma redução maior nas chuvas. O monitoramento, segundo a CPRM disse é realizado a cada 15 dias tanto para a Bacia do Rio Madeira, como a Bacia do Rio Acre. Já no Rio Acre, a companhia informa que a condição é mais severa:

“Lá na Bacia do Rio Acre está bem mais baixo, tendendo a estiagem do ano passado, uma das piores da história. Lá já está abaixo de 2 m. Está previsto para o dia 7 – 161 cm e o esperado era de 280 cm”, relatou o engenheiro Bonotto.

Planejamento poderá ser alterado

Todo o processo para a execução da obra de dragagem da hidrovia do Madeira está sendo feito por Brasília. E segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit-DF), ocorreu um atraso na liberação para o início da obra por conta de uma demora na autorização do Ibama por conta de trâmites de documentação.

No ofício, o Dnit-DF relatou que inicialmente o plano de dragagem previa realizar a dragagem de montante para jusante, a partir de Tamanduá, que é o passo mais próximo de Porto Velho (RO). Mas, ao ser informado de que Curicacas, Três Casas e Conceição/Miriti estão com maior criticidade e por conta do atraso de mais de um mês, a nova proposta, no sentido de minimizar os impactos e tentar obter a maior eficácia possível, dentro do período que ainda resta, é de começar a dragagem em Curicacas, dragando em seguida, os passos a jusante, e na sequência Papagaio, Cintra, Três Casas e Conceição/Miriti. Tamanduá e Cujubim, que estão mais próximos de Porto Velho, será deixado para o final por aparentar estar em situação menos crítica. Mas de acordo com o ofício, esse planejamento poderá ser alterado em função do andamento da seca.

Fonte:Diário da Amazônia

Previous post
Next post

Keith Candido

administrator

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plantão De Fato Rondônia
Destaque

Deputado Nim Barroso anuncia pagamento de emenda para Urupá

28 de novembro de 2023
Destaque

Dra. Taíssa destina R$ 500 mil para viabilizar posto de

28 de novembro de 2023
Destaque

Deputado Laerte Gomes inaugura obras e entrega 20 motos 0km

28 de novembro de 2023
Destaque

ORDEM BANCARIA DA ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS NOVA OLINDA.

28 de novembro de 2023
Geral

Adolescente de 13 anos é salva pela PM no Morar

28 de novembro de 2023
Geral

J. Silveira da Silva – Obtenção de Licença Ambiental Simplificada

28 de novembro de 2023
Geral

Estudante é rendido e roubado quando atravessava passarela da BR-364

28 de novembro de 2023
Geral

MP de Rondônia cumpre mandados contra organização criminosa envolvida em

28 de novembro de 2023
Geral

Polícia desvenda mais um assassinato na capital e cumpre mandados

28 de novembro de 2023
Destaque

Deputada federal Sílvia Cristina acompanha produtores rurais de Rondônia, em

28 de novembro de 2023
Relacionados Mais notícias
Destaque

Deputado Nim Barroso anuncia pagamento de emenda para Urupá

by Keith Candido

O deputado Nim Barroso (PSD) anunciou na manhã de segunda-feira (27), o pagamento de mais

Destaque

Dra. Taíssa destina R$ 500 mil para viabilizar posto de saúde do

by Keith Candido

Na manhã de segunda-feira (27), a deputada estadual Dra. Taíssa reuniu-se com o prefeito de

Destaque

Deputado Laerte Gomes inaugura obras e entrega 20 motos 0km para atender

by Keith Candido

Na tarde de segunda-feira (27), o deputado e líder do governo na Assembleia Legislativa, Laerte

De fato Rondônia De fato Rondônia

Siga-nos

Baixe nosso APP

© De Fato Rondônia 2023. Todos os Direitos Reservados.