Diego Costa não renova com o Botafogo; veja as opções para o ataque em 2024
O Botafogo tem mais uma lacuna a ser preenchida no elenco. O atacante Diego Costa, reserva imediato de Tiquinho Soares na segunda metade de 2023, não seguirá no elenco. A decisão foi tomada pela direção, que ainda cogitava a manutenção de contrato que terminou no dia 31 de dezembro.
No entanto, a situação ficou difícil pelas exigências feitas pelo centroavante logo após o término da temporada, além de questões pessoais.
Tiquinho Soares é o titular absoluto no comando de ataque, mas a vaga de substituto imediato está em aberto. E quem são as opções ao camisa 9?
Embora o Botafogo esteja em pré-temporada, em Itu, até a próxima segunda-feira, a diretoria trabalha para repor novas peças no elenco – o goleiro John, os zagueiros Lucas Halter e Barboza, e o atacante Jeffinho já foram oficializados.
A prioridade no momento é ir atrás de um lateral-direito, posição escassa no elenco no início da temporada – Rafael está se recuperando de lesão e Mateo Ponte está com o Uruguai no Pré-Olímpico. Além disso, restam os últimos ajustes para o acerto com com Savarino.
O ge reuniu a lista das outras opções que o Alvinegro tem no elenco, todos são jovens. Veja abaixo:
- Janderson: o jogador de 24 anos está no elenco profissional desde o início de 2023. Entre as opções atuais, foi o mais utilizado e sai na frente nessa disputa. O atacante fez 23 jogos no total, marcou três gols e deu três assistências.
- Matheus Nascimento: Cria das categorias de base do Botafogo, o atacante tem 19 anos e iniciou 2023 em ascensão. Entrou em campo 19 vezes, fez três gols e deu uma assistência. Foi presença constante da seleção brasileira sub-23, fez “intercâmbio” entre os clubes de John Textor na Europa, e não foi muito utilizado na segunda metade do ano.
- Valentín Adamo: o uruguaio de 21 anos foi uma das apostas contratadas na janela do meio do ano de 2023. Ele passou maior parte do tempo treinando com o elenco sub-23, mas começa 2024 no profissional, para onde foi contratado. O atacante chegou com o cartaz de goleador ao balançar as redes 10 vezes nos 20 jogos que esteve em campo pelo Progeso, da segunda divisão uruguaia.
Inicialmente, o Botafogo não pretende contratar para o setor e vai avaliar o trio na pré-temporada e começo do Campeonato Carioca – a não ser que, neste período, surja uma oportunidade de mercado “fora da curva”. Caso o prognóstico seja de que o trio não dá conta, a diretoria buscará um novo nome para ser o reserva de Tiquinho Soares.