DIA DE CAMPO EM ALTO ALEGRE DOS PARECIS REÚNE CENTENAS DE PRODUTORES DE CAFÉ
Durante os dois dias de campo foram sorteados prêmios, mudas de cafe e houve também exposição e comercialização de produtos agrícolas, máquinas e tratores.
O primeiro dia de campo do projeto Cafeicultura de Rondônia foi realizado nesta sexta e sábado (6 e 7), no município de Alto Alegre dos Parecis, na Linha P 34 Km 02.
O projeto que é realizado através do convênio de Nº 017/PGE Sebrae/Seagri conta com a parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedi), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), e prefeituras municipais aonde serão realizados os eventos que, além de Alto Alegre, também acontecerão em Cacoal, Ministro Andreaza, São Miguel do Guaporé, Alta Floresta, Alvorada do Oeste e Nova Brasilândia do Oeste.
A expectativa dos organizadores era que houvesse a participação de aproximadamente 350 produtores mais foram surpreendidos com mais de mil agricultores que produzem café no estado de Rondônia, além de comitivas com mais de 40 produtores de Juina e Missão, municípios do estado de Mato Grosso.
“Buscamos cada vez mais revitalizar, aumentar e dinamizar a produção de cafe no estado de Rondônia que já é referência no mercado mundial na produção de café de qualidade e de fácil manuseio, envolvendo a agricultura familiar até o médio e grande produtor”, destacou Sebastião Oliveira, do Sebrae e gestor do projeto Cafeicultura de Rondônia.
Marcelo Braun de 32 anos e sua esposa Sidneia Braun, proprietários do sitio onde foi realizado os dois dias de campo, cultivam uma área de cinco hectares somente com cafe Conillon Robusta e que também tem um viveiro que produz acima de 800 mil mudas por ano da mesma espécie, relatam que no ano passado colheram 120 sacas por hectare, mas devido a evolução dos clones e acompanhamento técnico da Emater, “este ano passaremos das 150 sacas por hectare. É um aumento muito expressivo para nós”, ressalta o agricultor familiar Marcelo Braun.
O evento que busca atender a política de incetivo a produção de cafe de qualidade com tecnologia de ponta contou com um dos mais renomados palestrantes sobre a cultura do cafe, Abrão Carlos Verdin do estado do Espirito Santo, além de mais oito palestrantes que abordaram desde a preparação do solo, passando pela muda, plantio, cultivo até a colheita deste saboroso café rondoniense.
Durante os dois dias de campo foram sorteados prêmios, mudas de cafe e houve também exposição e comercialização de produtos agrícolas, máquinas e tratores.
CAFEICULTURA RONDONIENSE
Rondônia conta com aproximadamente 22 mil agricultores familiares que trabalham com a cafeicultura e cerca de 90% da área cafeeira do estado é plantada com a espécie robusta. Em 2017, Rondônia obteve uma produção de 2.222.525 mil sacas de café, exclusivamente da variedade conilon, cultivar esta utilizada em aproximadamente 95% das propriedades.
Com o incentivo do governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e assistência técnica da Emater-RO, o resultado obtido em 2017 superou em 66,4% o volume de 1.477,3 mil sacas produzidas na safra 2014. Para chegar a esse resultado o estado ampliou a distribuição de mudas para mais de três milhões mudas.
Por meio da Suder, hoje Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), e emendas parlamentares estaduais e federais foram distribuídas pela Emater-RO, 1.508.757 mudas de café, beneficiando 751 cafeicultores em 27 municípios rondonienses. Com isso, a área cultivada com café no estado soma 81.022 hectares. Destes, 9.084 hectares estão em formação e 71.938 hectares em produção com produtividade de 31 sacas/ha.
Fonte: agrorondonia