Nenhum dos candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Rondônia alcançou a pontuação máxima na redação, conforme divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira (16). Na região Norte do Brasil, apenas cinco candidatos, distribuídos entre três estados, conseguiram atingir a nota mil.
O MEC apresentou os resultados gerais em uma coletiva de imprensa, e as notas individuais estão disponíveis para consulta desde as 8h no horário local (9h em Brasília).
Em Rondônia, cerca de 25 mil candidatos participaram do Enem em 2023, e nenhum deles obteve a pontuação máxima na prova de redação, que consistia em um texto dissertativo-argumentativo realizado pelos candidatos no primeiro dia do exame. O tema proposto foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Na Região Norte, o Amapá se destaca com o maior número de notas mil na redação, seguido por Amazonas, Pará e Tocantins. Os dados revelam um aumento em relação ao ano anterior (2022), quando apenas 18 redações em todo o país alcançaram a pontuação máxima, de acordo com o MEC.
O Enem é uma importante porta de entrada para o ensino superior no Brasil, permitindo que os participantes concorram a vagas em universidades públicas e privadas, além de possibilitar o financiamento de bolsas privadas.