Derrite começa a articular derrubada do veto de Lula ao fim da “saidinha”
O secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, deve se licenciar do cargo nesta semana para articular a derrubada do veto de Lula ao PL 2.253/2022 que pretende extinguir as saídas temporárias de presos no regime semiaberto aos feriados.
Na semana passada, o presidente derrubou o principal trecho do projeto, que vedava a visita dos detentos aos familiares em datas comemorativas.
A presença de Derrite em Brasília terá como alvo convencer os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) a encaixar a matéria na sessão da próxima quinta-feira (18). Será nesta data que os parlamentares devem analisar os vetos presidenciais, e a entrada da “saidinha” na pauta só poderia acontecer com aprovação dos líderes partidários.
Ações contra o veto de Lula ao fim da saidinha
Além da volta provisória de Derrite à Câmara (ele é deputado federal licenciado pelo PL-SP), a saidinha temporária também é alvo de duas moções de repúdio aberta pelos deputados Fred Linhares (Republicanos-DF) e Sgt. Fahur (PSD-PR).
Prevista no regimento da Câmara, a moção é uma prerrogativa dos parlamentares para demonstrar a opinião da casa sobre algum acontecimento de relevância nacional.
Fonte: paradoxobr