Deputado Geraldo da Rondônia discute crise dos Frigoríficos
Deputado Geraldo da Rondônia discute crise dos Frigoríficos.
O deputado estadual Geraldo da Rondônia participou na tarde desta quarta-feira (28) em Porto Velho, de uma reunião com o governador Confúcio Moura, demais colegas parlamentares, técnicos do Idaron, e pequenos e médios empresários para discutir a atual a crise dos frigoríficos de carne em Rondônia.
Segundo o parlamentar, neste encontro, encabeçado pelo deputado Laerte e realizado a pedido de outros 13 deputados, foi solicitado a implantação do Sistema de Inspeção Brasileiro (Sisb). O objetivo, explica Geraldo da Rondônia, é oportunizar as empresas, de vender carne para o País inteiro, o que, no entendimento de todos, consequentemente, aumentará o número de abates, valores, e gerar mais empregos e renda com mais opções para comercialização.
“Assim que ouviu todas as explanações, o governador determinou que uma força tarefa seja realizada com objetivo de buscar uma solução para o setor e cedência imediata e a implantação do Sisb”, afirma o deputado.
Geraldo da Rondônia acrescenta que uma Sessão Extraordinária foi realizada na manhã desta quinta-feira (29) na Assembleia Legislativa para aprovar dois projetos do Poder Executivo que beneficiarão o setor do agronegócio no Estado, principalmente, pequenos e médios produtores e frigoríficos.
O primeiro Projeto de Lei dispõe sobre a criação da Gerência de Inspeção de Produtos e Subprodutos de Origem Animal (Gipoa), no âmbito da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) e que dispõe sobre a normatização, coordenação, execução e gestão do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) dos Produtos e Subprodutos de Origem Animal (POA), produzidos e destinados apenas ao comércio de Rondônia.
O segundo Projeto conforme salienta, trata da contratação de servidores por tempo determinado para atender a necessidade temporária de interesse público da Idaron, que prestarão serviços junto ao SIE. A propositura ressalta que serão promovidas reuniões e tomadas medidas administrativas à promoção de concurso público para as diversas carreiras da Idaron. Com a aprovação dos dois projetos o Estado fica regulamentado a implantar o Sistema de Inspeção Brasileiro (Sisb), programa da Secretaria de Defesa Animal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que garante a qualidade dos produtos e a comercialização em todo o território nacional.
Fonte:Assessoria