Deputado Adelino participa da premiação do Programa de incentivo à leitura
O deputado Adelino Follador (DEM) participou na manhã de sexta-feira (30), no auditório da Ciretran de Ariquemes, da cerimônia de premiação do Programa de Incentivo à Leitura de Produção Textual (Livro Carta Mural) – Ler e escrever com prazer.
Promovido pelo Detran/RO por meio da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (DTET), o projeto foi desenvolvido nas escolas de Ensino Fundamental da rede pública estadual, voltado exclusivamente aos estudantes do 6º ao 9º ano.
O Programa é um conjunto de materiais e estratégias de natureza lúdica, literária e pedagógica para o incentivo à leitura e produção textual.
Esta educação preventiva tem como proposta trabalhar o tema “trânsito”, possibilitando um envolvimento transversal aos conteúdos curriculares, voltado especialmente para a aprendizagem e disseminação da conscientização, para a redução de acidentes e a segurança no trânsito.
O parlamentar destacou que o programa é muito importante, pois o aumento do volume de veículos nas ruas, assim como o aumento dos números de acidentes, provocando mortes e traumas tanto para as vítimas quanto aos familiares, especialmente, porque trabalha com jovens que estão entrando na fase adulta.
As crianças, segundo Follador são partes do trânsito como passageiros, ciclistas ou pedestres, e logo também serão motoristas. “Hoje o que vemos de acidentados no Hospital João Paulo II é um horror, é uma guerra que mata gente o tempo todo, e a prevenção é a melhor forma de lutar nessa guerra”, enfatizou o deputado.
Participaram do Programa, 25 mil alunos de Porto Velho, Jaru, Ariquemes e Cacoal. Como incentivo, foram premiados alunos que se destacaram, bem como professores das escolas de Ariquemes, Albina Márcio Sordi, Anísio Teixeira, Professora Carmem Ione de Araújo, Cora Coralina, Colégio Tiradentes (CTPM III), Professora Quitéria de Oliveira da Silva, Jardim das Pedras, Ricardo Cantanhede e Migrantes.
Receberam um vale cultura de R$ 100,00 cada, 31 alunos; 4 alunos ganharam bicicletas; 4 alunos ganharam smartphones, foi sorteado um notebook entre os professores e a escola que teve o melhor desempenho ganhou uma impressora.
ALE/RO – DECOM – Assessoria
Foto: Assessoria
Fotos: