Defensor cogita acionar Conmebol diante de suposta irregularidade do Atlético-MG na Libertadores
O comunicado da Conmebol sobre o fato de que o Atlético-MG cometeu falhas ao registrar os jogadores para a disputa da Copa Libertadores já faz o Defensor trabalhar nos bastidores. Os times se enfrentam na terceira fase da competição em busca de uma vaga no Grupo E. A ida, nessa quarta, em Montevidéu, terminou com vitória do Galo por 2 a 0.
Daniel Jablonka, presidente do clube uruguaio, promete estudar a possibilidade de acionar a Conmebol no caso. Vale lembrar que o Defensor foi à instituição para questionar a escalação do meia Sebastián Pérez por parte do Barcelona, do Equador, no jogo de ida da segunda fase da competição, que terminou com vitória equatoriana por 2 a 1. A reclamação foi acolhida, e ficou decretado que o duelo tivesse o placar de 3 a 0 a favor dos uruguaios. Na volta, o Barcelona venceu por 1 a 0 e não conseguiu a classificação.
– Vamos estudar todas as possibilidades. Se tivermos que ir para a Conmebol, faremos isso. Estaríamos sendo incoerentes se há alguns dias nós reclamássemos e, agora, em um caso similar, não fizéssemos – disse Jablonka, em entrevista à Rádio Sport 890, do Uruguai.
Além do Atlético-MG, outros 20 clubes (veja a lista no fim), entre participantes da Libertadores e da Sul-Americana deste ano, apresentaram erros na inscrição de atletas, segundo a Conmebol. Jablonka cobra que a instituição dê uma justificava plausível para tal fato.
– Se eles dizem que não é sancionado porque há muitos clubes, é uma resposta muito vaga e infundada.
Sérgio Sette Câmara, do Atlético-MG — Foto: Twitter Atlético-MG
Galo nega
Ainda nessa quarta-feira, quando a Conmebol divulgou a lista com os clubes com supostas irregularidades, o presidente do Atlético-MG garantiu ter feito a inscrição dos atletas dentro do prazo estabelecido.
– Enviamos a lista no dia 1º, o prazo era (dia) 2. Enviamos até com antecedência, com 24 horas de antecedência. Se existe algum problema aí, pode ser entre CBF e Conmebol, mas isso aí não é problema do Atlético – disse Sette Câmara, em entrevista à imprensa que acompanha a estreia do time na Libertadores, nesta quarta-feira, contra o Defensor, em Montevidéu
Questionado se a falha teria sido da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e se temia uma punição ao Atlético por isso, o presidente manteve o tom de tranquilidade sobre o assunto.
– Nós somos filiados à CBF, não podemos mandar direto para a Conmebol. A gente tem que mandar via CBF. A CBF que encaminha. Isso não é problema do Atlético. O Atlético encaminhou no prazo normal, não tem que se preocupar com isso não.
Comunicado divulgado pela Conmebol:
A apresentação em tempo e forma das listas de jogadores é responsabilidade exclusiva dos clubes e associações, e nenhum caso é atribuível à Conmebol;
Os regulamentos foram entregues e aceitos pelos clubes participantes na carta de conformidade e compromisso em dezembro de 2018 e, em seguida, ficaram dispníveis no site da Conmebol;
21 clubes participantes da Libertadores e da Copa Sul-Americana apresentaram erros no processo de envio da lista de jogadores. Diante dessa situação, a Commebol atuou diligentemente e, de acordo com os procedimentos normativos, remeteu tais erros ao Tribunal Disciplinar para estudo e consideração. Por isso, enquanto o Tribunal Disciplinar não toma uma decisão a respeito, a competição continua normalmente.
Lista completa dos clubes com irregularidades:
Copa Libertadores
– Atlético-MG
– São Paulo
– Universidad de Chile
– Palestino (Chile)
– Libertad (Paraguai)
Copa Sul-Americana
– Botafogo
– Santos
– Bahia
– Fluminense
– Corinthians
– Chapecoense
– Colo-Colo (Chile)
– Deportes Antofagasta (Chile)
– Unión Espanhola (Chile)
– Sol de América (Paraguai)
– Independiente FBC (Paraguai)
– Deportivo Santaní (Paraguai)
– Guaraní (Paraguai)
– Estudiantes de Mérida (Venezuela)
– Zulia (Venezuela)