DC Comics debocha de Jair Bolsonaro em novo quadrinho do Batman
O quadrinho é do Batman, mas a protagonista não é Batman. Há uma nova Batwoman, que se une aos filhos de Superman e Mulher-Maravilha. Mas os personagens que chamam atenção em “Dark Knight Returns: The Golden Child” estão do lado dos vilões: Donald Trump e Jair Bolsonaro.
Na edição especial, lançada esta semana nos EUA, nenhum dos políticos é identificado pelo nome. Trump é “o Governador” em campanha pela reeleição -como o Trump do mundo real. Bolsonaro é “JM. Bozo”, ou assim se identifica numa versão do Twitter onde escreve: “Se dependesse de mim, todo cidadão de bem teria arma em casa.”
Sim, é um quadrinho do Batman e, para desespero de uma grande parcela de fãs, fala de política. Até a “pirralha” Greta Thunberg faz uma ponta.
Mas não espere uma discussão aprofundada sobre o neofascismo. Apesar de não ter super-herói dando murro em presidente, a mensagem lembra os gibis inocentes e rasos dos anos 1940.
No mundo de “Golden Child”, a campanha pela reeleição de Trump é administrada pelo Coringa e seus minions, com apoio do vilão mais poderoso da DC, Darkseid. De onde saíram as últimas eleições e a polarização? São as forças cósmicas do Mal manipulando mentes, oras.
É uma alegoria, mas uma alegoria rasa e um tanto confusa. Na trama, Batwoman e seu exército bat-black-bloc comandam o levante contra Coringa e seus minions pró-Trump. Os superpoderosos Jonathan e Lara Kent ajudam, já que só eles são páreo para Darkseid.
A edição começa com os super-irmãos comentando como a humanidade é patética. “Eles estão sempre em colapso”, diz Lara enquanto observam um hospital. “Eles comem. E comem. Nunca param de comer.” Por que ela está salvando os humanos na página seguinte? O discurso misantrópico fica solto.
De onde saiu o novo Coringa, que já teve duas versões mortas em outras “Cavaleiro das Trevas”? Não se sabe.
Por onde andam Batman, Superman e outros heróis? Ok, se entende que é um quadrinho sobre a nova geração. Carrie Kelley, a ex-Robin, está com novo uniforme e identidade. Ela solta frases de efeito em pequenos tiros, tal como Batman. Não faz muito mais que isso.
Noticias ao minuto