Criar um perfil no WhatsApp Business ajuda a gerenciar a agenda do médico?
Quando falamos de tecnologia na saúde, não nos referimos apenas a tratamentos de doenças ou aos avanços da medicina personalizada. O conceito pode compreender também pequenas – e vantagens – ferramentas que melhoram a vida dos médicos e dos pacientes. É o caso do WhatsApp Empresarialuma versão especializada da plataforma de mensagens.
O WhatsApp é a rede social mais utilizada no Brasil. Segundo dados divulgados pelo Digital 2024: Relatório de visão geral global, entre os usuários de internet com idades entre 16 e 64 anos, 93% o utilizam. Em média, um brasileiro passa 24h14min conectado à plataforma no mês.
O app oferece uma série de recursos que são especialmente úteis para médicos e clínicas médicas. Um desses recursos é a capacidade de criar uma conta comercial dedicada, permitindo que os profissionais personalizem suas informações de contato com detalhes como endereço, horário de funcionamento, relação de convênios e descrição dos serviços oferecidos.
Bom para todos
Isso não só ajuda a reduzir as faltas e atrasos, mas também melhora a comunicação e o relacionamento com os pacientes, que muitas vezes são idosos e vão sozinhos aos seus compromissos.
“Atraso e falta são muito impactantes para médicos que atendem em horários, muitas vezes, apertados. Como são idosos, alguns pacientes meus tinham dificuldade em marcar e lembrar do dia e da hora das consultas, o que impactava minha agenda, atrasava o tratamento deles e gerava um desconforto para todos, inclusive os familiares”, diz Dra. Carina Farias, geriatra há mais de 20 anos.
“Com o app, eles não só podem tirar suas dúvidas, mas relatar sintomas, enviar resultados dos exames antes e depois das consultas, além de se sentirem incluídos por estarem usando um meio eletrônico de acesso ao médico”, completa a médica.
Como todo usuário do WhatsApp, a conta da clínica também deve ter um perfil no aplicativo. Veja alguns pontos de configuração do seu perfil médico no aplicativo que vão facilitar seu dia a dia:
-
Etiquetas
Com elas, é possível organizar contatos e conversas, de modo que sejam facilmente localizados. Do mesmo modo, você pode criar tags como para um novo paciente, uma solicitação de consulta, pagamentos, agendamentos finalizados etc. regras de publicidade do CFM.
-
Respostas rápidas
Elas viabilizam uma comunicação mais rápida e evitam perda de tempo para ambas as partes. Com a funcionalidade de respostas rápidas, você pode salvar as mensagens enviadas com frequência e reutilizá-las para responder às perguntas mais comuns enviadas pelos pacientes.
-
Estatística do fluxo de mensagens
Com ela, é possível ter conhecimento das análises importantes, como o número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas pelos contatos. A funcionalidade confere maior controle sobre a comunicação e ainda ajuda a notar pontos de melhorias em sua estratégia.
-
Mensagens automáticas
Eles podem ajudar enviando mensagens de ausência, orientações gerais, direcionando o atendimento ao setor correto, enviando saudações em dados comemorativos etc. Assim, os pacientes se sentem assistidos e correspondidos, além de informados.
-
Localização física
A ferramenta permite à clínica incluir um mapa com a localização da instituição, além dos horários e dias de atendimento. Essa é uma vantagem importante para os pacientes.
-
Whatsapp Web
O aplicativo também está disponível na web e pode ser acessado pelo desktop, o que facilita ainda mais o gerenciamento, principalmente, se a versão médica é auxiliada por um atendente.
Leia ainda: Novas diretrizes para serviços médicos ambulatoriais de atendimento ao colaborador.
Segurança
Outro aspecto importante é a segurança dos dados dos pacientes. O WhatsApp Business também oferece recursos de criptografia de ponta a ponta, que garantem que todas as conversas permaneçam provisórias e protegidas contra acessos não autorizados.
Em resumo, o WhatsApp Business é uma prova de que as tecnologias podem aprimorar a qualidade do atendimento e garantir a satisfação dos pacientes.
Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros
Sucesso!
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Avaliar artigo
Dê sua nota para esse conteúdo.
Você avaliou esse artigo
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Autor
Roberta Santiago é jornalista desde 2010 e estudante de Nutrição. Com mais de uma década de experiência na área digital, é especialista em gestão de conteúdo e contribui para o Portal trazendo novidades da área da Saúde.