Coreia do Norte volta a realizar testes nucleares com míssil balístico
Esta é a quarta tentativa de lançamento nos últimos meses; ação pode atingir base militar norte-americana no Oceano Pacífico e preocupa nações aliadas aos Estados Unidos
A Coreia do Norte voltou a disparar um mísseis Musudan de alcance intermediário na noite dessa terça-feira (21). O projétil, lançado a partir da costa leste do país, foi lançado depois que autoridades norte-americanas e sul-coreanas afirmaram que uma primeira tentativa havia falhado. Não ficou claro se o segundo lançamento, duas horas mais tarde, foi bem sucedido. Segundo militares, essa é a quarta tentativa nos últimos meses.
O míssil percorreu cerca de 400 quilômetros e atingiu uma altitude de 1.000 quilômetros, surgindo como o teste mais eficiente até agora. O alcance dos testes têm preocupado os Estados Unidos e alguns de seus aliados – como Tóquio e Coreia do Sul –, já que os projéteis podem atingir bases militares norte-americanas localizadas no Oceano Pacífico.
O ministro de Defesa do Japão, Gen Nakatani, disse que o lançamento mais recente demonstra um “certo nível de capacidade” e poderia significar maiores esforços norte-coreanos em cobrir o território japonês. Para ele, o disparo mostra uma preocupante evolução no programa de mísseis do regime de Kim Jong-un. “A ameaça ao Japão está a intensificar-se”, disse o ministro.
Fonte: IG / * Com informações da Reuters e do Estadão Conteúdo