Com “veto” a homens, Federação lança campanha para aumentar público feminino no Paulistão
A Federação Paulista de Futebol lançou uma campanha chamada de “Elas no estádio” para alavancar a presença feminina nos estádios durante o Campeonato Paulista. Em coletiva, a entidade chegou a “vetar” a presença dos homens na sala.
Nesta terça-feira, o evento da FPF funcionou da seguinte forma: os jornalistas foram convidados a participar de uma coletiva de Aline Pellegrino, diretora de futebol feminino da entidade, mas só as mulheres tiveram acesso à sala de imprensa. Os homens foram pegos de surpresa com o “veto”, tendo que assistir ao evento por um telão do lado de fora, no lobby do local.
– Os homens ficaram do lado de fora hoje, e isso é o que acontece com as mulheres nos dias dos jogos. Futebol reflete o que é a sociedade – comentou Aline.
– Por que não usá-lo para mudar o lugar da mulher. Muitas vezes, ela não é incentivada a ir ao estádio. Que a gente possa fazer com que as mulheres saibam que existam grupos para incentivar. Vamos falar de empatia. Foram quase 40 anos proibidas de jogar futebol no Brasil. Sofremos até hoje por conta disso – completou.
Aline Pellegrino, diretora de futebol feminino da FPF, e Laura Louzada, coordenadora de marketing do Botafogo-SP — Foto: Ana Canhedo
A ideia era causar nos homens a mesma sensação de impotência sentida por muitas mulheres de não irem ao estádio desacompanhadas ou por medo de sofrerem assédio de outros homens. A entidade lançou também a hashtag #ElasNoEstádio.
As exceções dentro da sala de coletiva foram os cinegrafistas. Todos homens, praticamente. Apenas Andreza Oliveira, da TV Globo, representou as mulheres nesse quesito.
Na coletiva de imprensa também esteve presente a coordenadora de marketing do Botafogo-SP, Laura Louzada. As duas falaram sobre a iniciativa da FPF. A coordenadora explicou qual foi a participação dos 16 clubes da Série A1 do Paulistão no projeto.
Mulheres em sala de imprensa da FPF, durante coletiva do Paulistão — Foto: Ana Canhedo
– A Federação criou um mote único para os clubes seguissem. O tema mulher chamou a atenção e quis ações efetivas. Todo mundo percebeu isso desde o início. Precisávamos buscar informações, fizemos pesquisa via Ibope. Acompanhei do início ao fim. Tudo contou com o envolvimento da Federação e dos 16 clubes. Foi feita em dezembro e resultados foram expostos e analisados. Fomos determinando os pontos principais – contou Laura.
Encerrada a coletiva, as duas estiveram à disposição dos jornalistas para responderem perguntas na zona mista. Neste momento, os homens também participaram.
Confira as três ações práticas propostas pela FPF para o Paulistão de 2020:
- Contato com órgãos públicos de segurança para ter apoio no dia a dia dos estádios. Delegacia da mulher direcionada para o atendimento;
- Canal de e-mail (elasnoestadio@fpf.org.br) para denúncias e dúvidas;
- Clubes diretamente envolvidos em se comunicar com suas torcedoras.
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