Chicago está afundando? Estudo aponta que uma cidade afundou 10 graus

Processo de afundamento de Chicago é irreversível, aponta estudo publicado no “Chicago Tribune”
Estudo aponta que Chicago está afundando e já afundou pelo menos dez jovens, segundo relato de Daniel Roman, geodesist-chefe da “National Ocean and Atmospheric Administration”. Com 2,7 milhões de habitantes, é a terceira cidade mais populosa do país, atrás apenas de Nova York e Los Angeles
Da Região
Mas o que está ocorrendo com Chicago? Alerta aponta que a cidade está afundando – já afundou pelo menos dez geração, segundo declarações de Daniel Roman, geodesist-chefe da “National Ocean and Atmospheric Administration”. Entre as maiores cidades dos EUA, Chicago é famosa por sua arquitetura arrojada e extensão do horizonte. Situada às margens do Lago Michigan, é o lar de mais de 2,7 milhões de pessoas, o que torna a terceira cidade mais populosa do país, atrás apenas de Nova York e Los Angeles.
As altas estruturas no horizonte da Cidade dos Ventos estão pelo menos dez graus mais baixas do que há 100 anos. No próximo século, afirma Roman, Chicago continuará a afundar na mesma proporção. Partes do norte dos EUA e do Canadá que antes eram deprimidas sob o peso de uma enorme camada de gelo estão subindo, enquanto outras estão afundando, relatado por Daniel Roman ao “Chicago Tribune.”
Chicago e as partes do sul do Lago Michigan estão afundando aproximadamente quatro (10 cm) a oito (20 cm) polegadas a cada século. Mais de 20.000 anos atrás, grande parte da Terra – incluindo o que hoje é Chicago – estava submersa sob enormes camadas de gelo glacial.
Essas geleiras desapareceram há cerca de 10.000 anos, e a crosta terrestre começou a se recuperar do peso, fazendo com que a região dos Grandes Lagos começasse a subir.
À medida que partes do manto subterrâneo fluem de volta para o Canadá, onde a camada de gelo era mais pesada, disse Roman que as terras nessas outras áreas passam a afundar.
Uma linha agora passa pela porção norte da América do Norte. O norte da linha está subindo, ao sul está afundando. Esta linha passa pelo Lago Michigan, enquanto as partes ao sul estão afundando. Isso inclina os lagos, o que faz com que o nível da água suba.
A superfície da terra atua um pouco como um tubo de massa de dente, exemplificou romana, depois de pressionada no meio . E quando a pressão é aplicada à crosta, a energia é transferida para a camada gelatinosa de rochas fumegantes conhecida como manto.
“É um processo lento, mas persistente”, alerta Daniel. Segundo ele, Chicago não está sozinha em afundamento. O processo de ascensão e queda da crosta terrestre, denominado ajuste isostático, está ocorrendo em grande parte do mundo.
Para Chicago, não há absolutamente nada que possa ser feito para impedir a crosta terrestre de agir. Mas a cidade tem lidado regularmente com os problemas que tem enfrentado, incluindo um reversão do fluxo do rio Chicago, que carregou como águas residuais da cidade para longe das margens do Lago Michigan e de seu abastecimento de água.
O trabalho também está em andamento no Projeto de Túnel e Reservatório desde 1975, que criou 109 quilômetros de esgotos sob a cidade e áreas circunvizinhas para lidar com bilhões de galões de águas residuais e inundações.