Candidatos selam compromisso pela ética nas eleições em Rondônia
Faltando três dias para o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, os nove candidatos que estão na disputa ao governo de Rondônia selaram na noite de hoje, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Porto Velho, o compromisso pela ética nas eleições. O encontro serviu ainda para apresentação das principais propostas de governo.
Pela ordem de sorteio, o primeiro a assinar termo de compromisso foi o candidato Vinícius Miguel (REDE). Em seguida assinaram os candidatos Pimenta de Rondônia (PSOL), Maurão de Carvalho (MDB), Acir Gurgacz (PDT), Pedro Nazareno (PSTU), Valciclei Queiroz (PMB), Expedito Júnior (PSDB), Coronel Charlon (PRTB) e Coronel Marco Rocha (PSL).
Antes de assinar o documento, os candidatos apresentaram a proposta de Governo. Vinícius Miguel disse que seu plano de governo tem um capitulo dedicado ao combate à corrupção. Ele defendeu a valorização do servidor público e fortalecimento e eficácia da máquina administrativa.
Pimenta de Rondônia, que está na sua sexta eleição, foi o primeiro a registrar seu plano de governo junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO), e lamento o tempo de 1 minuto que terá na televisão para falar de suas propostas. Disse que vai gastar apenas R$ 15 mil em sua campanha.
Filho de agricultor, Maurão de Carvalho, que está no seu quinto mandato na Assembleia Legislativa, disse não ter medo de desafio e disse que seu governo será pautado em ouvir a comunidade. Tem como meta priorizar investimentos no setor produtivo do Estado.
Acir Gurgacz abriu o discurso priorizando combater o Caixa Dois e pela ética nas eleições. Falou da sua trajetória de sucesso como empresário. Disse que seu plano de governo tem 12 propostas, que nasceram de discussão com a comunidade e técnicos especialistas na saúde, educação e segurança. Prometeu priorizar o fortalecimento do setor produtivo.
Pedro Nazareno reclamou da injustiça com o tempo de propaganda na televisão. Disse ainda que seu plano de governo contempla todos os setores e firmou compromisso pela ética nas eleições e combate ao Caixa Dois. Prometeu parceria com a Polícia Militar e realização de auditoria nas contas do governo do estado.
Valciclei Queiroz saiu em defesa de novas moradias e a geração de empregos. Defendeu a construção de 6 delegacias e nomeação de delegadas nos principais pólos regionais do Estado. Disse que é morador da zona Sul de Porto Velho e seus filhos estudam em escola pública.
Expedito Júnior falou a construção, através de emenda parlamentar, de um hospital regional em Ji-Paraná, a regionalização da saúde em Ariquemes e Guajará-Mirim. Prometeu fortalecer o agronegócio , investir na regularização fundiária e duplicar a BR-364.
Aplaudido pelo auditório, coronel Charlon não apresentou seu plano de governo. Lamentou a falta de investimentos na saúde e roubo de ar-condicionados em uma escola do Estado. Disse que Rondônia ocupa a 7ª posição de violência contra a mulher. Elogiou a Polícia Militar, justificando que não tem corrupção na polícia. Disse ainda que obteve empréstimo de 60 meses no banco para financiar sua campanha.
O último a discursar foi Marco Rocha. Disse que é formado em administração e ocupou o cargo de secretário de Estado da Justiça. Lamentou a falta de investimentos na educação, onde cada criança receber 0,36 por dia de investimentos, enquanto o custo de um preso é de R$ 2,500 por mês. Rocha, ao assinar o termo de compromisso, disse que seu partido abriu mão do fundo partidário, que foi constituído por lei.
Ao final do encontro, todos assinaram o compromisso com a Ordem dos Advogados do Brasil. O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, destacou a importância de participação dos candidatos no ato e falou que é dever “nos comprometer com a defesa intransigente dos ideais democráticos, primando pelo efetivo cumprimento da legislação eleitoral, respeito aos oponentes e ao eleitor. Acrescentou que mais uma vez a OAB/RO cumpre seu papel em prol da manutenção da ética na política e contra a corrupção eleitoral, então contamos com a participação de todos os candidatos.
fonte: www.diariodaamazonia.com.br