Biden se despede da Casa Branca, deseja sucesso para Trump, mas faz alerta sobre as ameaças à democracia dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, realizou na noite desta quarta-feira (15) o último discurso na Casa Branca, e desejou a Donald Trump, que assume a cadeira na segunda-feira (20), sucesso.
Apesar das declarações positivas para o mandato do seu adversário, o líder democrata disse que o país enfrenta ameaças à democracia e alertou que a “oligarquia ganha forma nos Estados Unidos” e criticou a “perigosa concentração de poder nas mãos de algumas pessoas ultrarricas”. “Hoje, está se formando uma oligarquia nos Estados Unidos, baseada em extrema riqueza, poder e influência, que realmente ameaça toda a nossa democracia, nossos direitos básicos, nossa liberdade e a oportunidade justa de todos progredirem”, disse Biden, que deixa o governo com uma aprovação de 40%, segundo as últimas pesquisas.
As declarações também dão fim a carreira política do democrata, um legado que dura 50 anos. Em 1972, aos 30 anos, ele foi eleito o senador mais jovem dos Estados Unidos pelo estado de Delaware. “Eu entreguei meu coração e minha alma a vocês, e fui abençoado um milhão de vezes em troca com o amor e o apoio do povo americano”, disse.
Fonte: jovempan.com.br