Atriz chinesa sumida há 4 meses deve R$ 275 milhões em impostos
A atriz chinesa Fan Bingbing, de 37 anos, foi condenada a pagar uma multa que pode chegar a 70 milhões de dólares (mais de 275 milhões de reais) por sonegação de impostos. Ela começou a ser investigada pelas autoridades em junho, após ter sido acusada nas redes sociais de evasão fiscal por meio de fraudes contratuais, de acordo com a agência de notícias Xinhua.
Há quatro meses a atriz mais bem paga da China, segundo a revista Forbes, desapareceu do radar do público e das redes sociais, onde era conhecida pela sua participação ativa.
As autoridades tributárias disseram que, durante a investigação, o agente de Fan, de sobrenome Mou, obstruiu o processo ao exortar funcionários a esconderem e a destruírem materiais contabilísticos das empresas.
Os problemas de Fan Bingbing começaram em maio, quando um ex-apresentador chinês publicou na internet documentos que provavam as alegadas evasões fiscais da atriz.
O caso revelou um suposto sistema de “contratos duplos”: um destinado a ser apresentado ao fisco, com um valor baixo, e outro escondido, com o valor real auferido. As autoridades chinesas estenderam entretanto as investigações a toda a indústria do entretenimento.
Fan Bingbing é uma das atrizes de cinema e televisão chinesas mais conhecida, tendo desempenhado o papel de super-heroína no filme de Hollywood “X Men: Dias de um Futuro Esquecido”. Com informações da Lusa.
Fonte: noticias ao minuto