Atleta do ciclismo de Rondônia conquista duas medalhas de ouro no Sergipe
O ciclista Orlando Neto, da escola estadual Ricardo Catanhede, de Ariquemes, representou Rondônia na Copa Norte Nordeste e garantiu duas medalhas de ouro, em Aracajú (SE). A participação dele na competição, em nível nacional, sinaliza que o atleta pode se tornar a maior referência do ciclismo rondoniense.
A primeira medalha de ouro foi na prova contra
relógio, uma prova em que o atleta precisa realizá-la em menor tempo para ser o campeão. No percurso de 5,5 KM da prova, Orlando Neto chegou com uma vantagem de nove segundos à frente do medalha de prata, no primeiro dia de competição, na sexta-feira (16).
O segundo ouro veio na prova de circuito, que exige explosão e excelente condição física do atleta, no domingo (18). “Concentrei minhas energias conseguindo realizar uma excelente prova fazendo uma fuga com outros dois adversários quebrando o pelotão”, comemora o atleta.
Essas duas medalhas entraram para a coleção do atleta este ano, que pretende subir ao pódio na etapa estadual dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), em outubro em Ji-Paraná. Se tornar campeão nas provas estaduais, ele garante classificação para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que este ano acontece em novembro, em Blumenau (SC).
Orlando Neto iniciou no ciclismo motivado pelo Joer, ainda no ensino fundamental. Devido à idade, 17 anos, este ano será a última participação do atleta na maior competição escolar de Rondônia.
No ano passado, ele foi campeão estadual no Joer e conquistou ouro e bronze em competição nacional realizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), em Natal (RN), em viagem custeada pelo governo estadual.
Ainda em 2018, o atleta do ciclismo rondoniense conquistou medalhas de ouro e bronze, na Copa Norte Nordeste, realizada em Palmas (TO). “Subir ao pódio para receber medalhas de ouro é muito gratificante, pois demonstramos que Rondônia está no radar do esporte nacional,” disse o garoto, colecionador de medalhas dentro e fora de casa.
Fonte:SECOM