Análise: São Paulo se “despede” do Brasileirão, e foco de 2024 tem de ser na melhora ofensiva
A vitória do São Paulo por 1 a 0 sobre o Bahia, na última quarta-feira, encerrou qualquer possibilidade de o time brigar contra o rebaixamento. De quebra, acabou com o incômodo jejum sem vitórias como visitante no Campeonato Brasileiro.
Para comissão técnica e diretoria é o início de uma nova etapa. As últimas rodadas dos pontos corridos mostraram que a ausência de algumas peças afetam muito no ritmo e na configuração da equipe.
O problema mais evidente foi no ataque. Desde que Calleri operou, em outubro, o setor ofensivo foi praticamente inoperante. Dorival Júnior testou todos os atacantes disponíveis no elenco para tentar suprir a falta. Nenhum se firmou.
Na última quarta-feira, o técnico colocou Juan como titular mais uma vez. O jogador até teve bons momentos, fazendo pivôs para os meias chegarem em boas condições de finalizar, e achando alguns passes entre a marcação.
Mas não é suficiente para um jogador que substitui Calleri, o artilheiro e a referência do ataque há três anos. A dependência dele é tanta que o gol da vitória sobre o Bahia foi marcado pelo lateral-esquerdo Caio Paulista (que é um atacante de origem, mas já não vem atuando na função desde o ano passado).
Com a vaga na Libertadores garantida e sem nenhuma chance de rebaixamento, o São Paulo tem que direcionar seu foco para a contratação de um substituto para a posição de 9. Já ficou evidente essa necessidade.
Outra função que tem sido uma incógnita é a de meio-campista. Rodrigo Nestor tinha tomado conta da função e foi fundamental na conquista da Copa do Brasil, com direito a gol do título do torneio.
A lesão dele também tem afetado o time na criação. Luciano, James, Michel Araújo… Todos eles já fizeram as vezes do jogador, mas ainda não mostraram tudo que podem, e o time patina na ausência do jovem jogador.
Além disso, o São Paulo também tem a possibilidade de projetar com calma possíveis reposições para jogadores com chance de se despedir na janela de transferências, como Beraldo e Pablo Maia.
Luiz Gustavo já foi uma contratação pensando no substituto de Pablo Maia. Para uma possível saída de Beraldo, o elenco está bem servido e não deve fazer grandes esforços.
Os dois jogos que restam – Atletico-MG e Flamengo – podem ser uma boa oportunidade para testar garotos e dar minutos para quem quase não apareceu em 2023.