Análise: no ensaio da final, Flamengo poupa os músculos e mostra estar pronto para o River
A menos de uma semana da final da Libertadores, Jorge Jesus resolveu minimizar os riscos de lesões e enfrentou o Grêmio com apenas três titulares – Diego Alves, Arrascaeta e Gabigol. Deu certo. O time venceu por 1 a 0, deu mais um grande passo rumo ao título, fez da partida um ensaio para enfrentar o River Plate, sábado, às 17h (de Brasília), em Lima. E com a equipe descansada.
O jogo foi muito importante para um jogador em especial: Arrascaeta. O uruguaio há pouco se recuperou de um entorse no joelho e precisava de ritmo. Em campo, comandou o setor de criação do meio rubro-negro. No primeiro minuto, deu um passe de três dedos e colocou Lucas Silva em boas condições dentro da área, mas o jovem não conseguiu finalizar bem.
Melhores momentos: Grêmio 0 x 1 Flamengo pela 33ª rodada do Brasileirão 2019
Com muitos reservas em campo, Arrascaeta fez valer o entrosamento com Gabigol e também criou o lance que originou o gol do Flamengo. Com categoria, ele se livrou da marcação, serviu o camisa 9 dentro da área, e ele cruzou rasteiro. A bola pegou na mão de Léo Moura, e o árbitro assinalou o pênalti, convertido pelo artilheiro.
O uruguaio mostrou que está pronto para a batalha em Lima. A linha defensiva reserva também deu conta do recado, apesar das dificuldades para marcar um ataque rápido comandado por Everton Cebolinha. Destaque para Thuler. Titular pela primeira vez desde que retornou da fratura, Diego se esforçou muito na função de segundo volante.
Assim como Arrascaeta, Gabigol também teve um bom desempenho, mas foi traído novamente por seu temperamento explosivo. Acabou expulso por ironizar o árbitro ao receber o amarelo. A partir daí, o Flamengo se fechou e tentou fazer o tempo passar. Soube sofrer e segurar o resultado diante da pressão gremista.
– O jogo foi importante não só pelos três pontos, que nos fizeram abrir mais vantagem. Serviu para dar ao Arrascaeta mais tempo de jogo e também para trabalharmos em cima de um sistema de jogo que o Grêmio apresentou com os dois avançados. Foi um bom treino para a final. Foi tudo muito bom, menos a expulsão – analisou o mister Jorge Jesus.
Thuler teve uma boa participação e ajudou a segurar o ataque do Grêmio — Foto: Vinícius Costa/BP Filmes
Grêmio espelho do River?
Apesar de o Flamengo ter entrado com a linha defensiva reserva, o esquema tático do Grêmio serviu como ensaio para o que o River deve apresentar no próximo sábado. A equipe de Renato atua com dois atacantes mais agudos, Luciano e Tardelli, assim como os argentinos, que utilizam Borré e Matías Suárez dentro da área.
Mais do que encaixe defensivo, o Flamengo precisará de equilíbrio emocional e que o trio Everton Ribeiro-Arrascaeta-Bruno Henrique faça o que sabe para o time voltar ao Brasil com o título continental. O do Brasileiro é só questão de tempo.
Ge