Agricultores gaúchos começam a contabilizar perdas causadas pelas inundações
As inundações que atingiram milhões de gaúchos e, respectivamente, suas colheitas, ainda está longe de ser avaliado. O que já se sabe, contudo, é que as principais safras produzidas no Rio Grande do Sul serão afetadas dramaticamente.
As plantações de soja – um dos principais commodities nacionais – deve perder cerca de 6 milhões de toneladas, segundo a Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul. Com 70% da área total já colhida, as inundações interferiram na colheita de 2 milhões de hectares no território afetado.
Por sua vez, as fazendas de arroz não foram menos afetadas pelas enchentes. Com 78% da safra 2023/2024 já colhida, os 22% que sobraram representam cerca de 1,6 milhão de toneladas perdidas na tragédia.
Inundações castigam as lavouras de grãos do Rio Grande do Sul
Os efeitos das chuvas também castigaram as plantações de milho por todo o Rio Grande do Sul. Aproximadamente 83% da área cultivada foi atingida, sendo que 27% desse total não foi submetido às colhedoras. Caso seja confirmado, 6% de toda a safra serão perdidos no desastre natural.
Fonte:paradoxobr.com