Espanha bate Argentina, e Brasil é eliminado de forma melancólica
Pela primeira vez os torcedores brasileiros estiveram ao lado da Argentina e nem mesmo a musiquinha exaltando Pelé e provocando Maradona foi ouvida nas arquibancadas da Arena Carioca 1. Mas nem este apoio inusitado surtiu efeito. Nesta segunda-feira, na última rodada do torneio masculino de basquete, a Espanha derrotou a Argentina por 92 a 73 e com isso assegurou a sua classificação para as quartas de final da Olimpíada do Rio.
O placar resultou também na eliminação da seleção brasileira, que dependia de um triunfo dos argentinos para passar de fase após a vitória da tarde desta segunda-feira sobre a Nigéria por 86 a 69. O time nacional não fazia uma participação tão ruim em Olimpíadas, caindo antes do mata-mata, desde a edição de Los Angeles, em 1984, quando acabou na nona colocação. Esta é a mesma posição na qual termina a Rio-2016.
Apesar da situação adversa no placar, os torcedores brasileiros e argentinos, lado a lado, continuaram empurrando a seleção hermana em busca de uma virada, que, para tristeza da torcida, não aconteceu.
Com a vitória, os espanhóis asseguram a segunda colocação do Grupo B e enfrentarão a França nas quartas de final em um duelo que tem se repetido com frequência desde 2009 em grandes competições, como Mundiais, Europeus e Olimpíadas. Em Londres-2012, por exemplo, a Espanha eliminou a França nas quartas.
Com a segunda posição, se colocam em rota de choque com os Estados Unidos na semifinal, no que será uma repetição das duas últimas finais olímpicas.
Já a Argentina depende do resultado do jogo entre as também classificadas Lituânia e Croácia, às 22h30 (de Brasília), para saber seu próximo adversário. São dois cenários para os hermanos. Caso a Lituânia vença, o grupo terá os lituanos em primeiro, Espanha em segundo, Argentina em terceiro e Croácia em quarto. Assim, os argentinos estariam “livres” dos EUA.
Outra possibilidade é caso a Croácia vença o último jogo. Assim, a chave terminará com os croatas em primeiro, Espanha em segundo, Lituânia em terceiro e Argentina em quarto. Dessa maneira, os campeões olímpicos de 2004 já cruzariam nas quartas de final com o Dream Team.
No Grupo A, além de Estados Unidos (1º) e França (3º), se classificaram ainda Austrália (2ª) e Sérvia (4ª).
Fonte: BOL