Concurso público do Exército Brasileiro abre 1.100 vagas para nível médio
O Exército Brasileiro lançou, na última quarta-feira (19), o edital do concurso ESA 2020 para ingresso na Escola de Sargento das Armas. São 1.100 vagas disponíveis, para ambos os sexos. Há reserva de vagas para candidatos negros.
As inscrições têm taxa de R$ 95 e vão até 18 de março, podendo ser feitas no site oficial. Para se candidatar é necessário ter ensino médio completo e preciso possuir, no mínimo, 17 e, no máximo, 24 anos de idade. Nas áreas de Saúde e Música, no entanto, a idade máxima é de 26 anos até o término da matrícula.
Também é necessário ter no mínimo 1,60m de altura se do sexo masculino ou 1,55m se do sexo feminino e não ser oficial ou aspirante-a-oficial na ativa das Forças Armadas ou das Forças Auxiliares.
As provas objetivas acontecerão no dia 12 de julho de 2020. A primeira fase do concurso é composta várias etapas, dentre elas: exame intelectual, valoração de títulos, exame de habilitação musical (para os candidatos a músico); inspeção de sáude, exame de aptidão física preliminar.
Já a segunda etapa inclui revisão médica, exame de aptidão física definitivo (EAFD), comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos e comprovação através da heteroidentificação (confirmação sobre a autodeclaração do candidato negro), de caráter eliminatório.
Os selecionados irão atuar no primeiro e segundo ano do curso de formação nas seguintes Unidades Tecnológicas do Exército: Alegrete-RS; Blumenau- SC; Campo Grande – MS; Fortaleza-CE; Itajubá-MG; Jataí-GO; Juiz de Fora-MG; Jundiaí-SP; Natal-RN; Pirassununga-SP; Pouso Alegre-MG; Rio de Janeiro-RJ; Taubaté-SP; Três Corações-MG.
Fonte:Extra