Com bases campeãs e sem reforços, Palmeiras e São Paulo apostam nos garotos em 2020
Palmeiras e São Paulo se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, pela segunda rodada do Paulistão. A rivalidade dos clubes, porém, não se restringe somente aos profissionais. Nas categorias de base, o Choque-Rei tem sido cada vez mais competitivo.
A TV Globo e o GloboEsporte.com transmitem Palmeiras x São Paulo para o estado de SP, com narração de Cléber Machado e comentários de Caio Ribeiro e Casagrande – para assistir no site ao vivo e de graça, basta estar logado. O Premiere também mostra o jogo para todo o Brasil, com narração de Gustavo Villani e comentários de Paulo Nunes e Grafite. O GloboEsporte.com também acompanha em Tempo Real e mostra as entrevistas pós-jogo.
A base alviverde
Depois de uma grande reestruturação no departamento de formação de atletas, iniciada em 2015, o Palmeiras decidiu, enfim, apostar mais nos jovens. Com uma nova filosofia no mercado, o Verdão não contratou nenhum jogador para 2020 até agora e viu Luxemburgo abrir espaço para talentos do time sub-20, atual tricampeão paulista da categoria.
Além dos retornos do goleiro Vinicius Silvestre e do zagueiro Pedrão, o Palmeiras iniciou a pré-temporada com o lateral-esquerdo Lucas Esteves, os meio-campistas Gabriel Menino, Patrick de Paula e Alan, e os atacantes Gabriel Veron e Wesley no elenco.
Deste grupo, apenas Pedrão não está inscrito no Paulistão, e Ivan Angulo está na disputa do Pré-Olímpico com a seleção da Colômbia. Para o Choque-Rei deste domingo, Gabriel Menino deve ser mantido no time titular do Verdão e Gabriel Veron aparece como opção para o ataque.
– Vai ser diferente, na base não tinha tanta torcida que nem tem agora. E estando com grandes jogadores do meu lado, que, com experiência, vão me deixar mais solto, mais leve dentro de campo. Tenho certeza de que vamos fazer um ótimo jogo no domingo – disse o jogador de 19 anos, que marcou um belo gol contra o São Paulo na semifinal do Paulistão Sub-20, no ano passado.
Vinicius, Pedrão, Esteves, Wesley, Alan, Veron, Patrick de Paula e Gabriel Menino, do Palmeiras — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras
Confira as conquistas do sub-20 do Palmeiras desde 2015:
- 2016: Torneio Internacional de Bellinzona (na Suíça)
- 2017: Campeonato Paulista, Torneio Internacional de Bellinzona (na Suíça)
- 2018: Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro, Copa RS, Copa Santiago, Terborg Toernooi (na Holanda), CEE Cup (na República Tcheca)
- 2019: Campeonato Paulista, Copa do Brasil, Terborg Toernooi (na Holanda), CEE Cup (na República Tcheca) e Aesch Turnier (na Suíça)
Time provável do Palmeiras no clássico:
- Weverton; Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gómez e Victor Luis; Gabriel Menino e Ramires; Dudu, Lucas Lima e Raphael Veiga (Gabriel Veron); Luiz Adriano.
A base tricolor
O São Paulo, por sua vez, não buscou novos reforços no mercado. O clube confirmou as contratações de Tiago Volpi, Vitor Bueno e Igor Vinícius, anteriormente emprestados, e aposta muito em Cotia.
Os jogadores da base reforçam o time de Fernando Diniz e também aliviam as finanças do clube. Nos últimos anos, jogadores como David Neres e Luiz Araújo foram negociados pouco depois de serem promovidos ao profissional. Morato, por outro lado, foi vendido ao Benfica sem sequer ter estreado na equipe principal.
No elenco atual, Fernando Diniz tem 17 jogadores com passagem por Cotia. O número pode aumentar, pois há o planejamento de promover Rodrigo Nestor.
A aposta na base se dá pela falta de dinheiro para buscar novas contratações de peso e também porque o clube acredita na qualidade técnica dos atletas.
Sem Antony e Igor Gomes (dupla na seleção olímpica), Fernando Diniz deverá escalar Helinho entre os titulares no Choque-Rei.
A lista de 17 jogadores revelados na base no elenco principal:
- Goleiros: Lucas Perri, Júnior e Thiago Couto;
- Zagueiros: Diego e Walce;
- Volantes: Luan e Liziero;
- Meias: Hernanes, Shaylon, Gabriel Sara e Igor Gomes;
- Atacantes: Antony, Brenner, Toró, Helinho, Danilo Gomes e Fabinho.
Confira as conquistas do sub-20 do São Paulo desde 2015:
- 2015: Copa do Brasil, Copa RS e Copa Ouro
- 2016: Copa Libertadores, Copa do Brasil, Campeonato Paulista, Copa RS e Copa Ouro
- 2017: Copa RS e Copa Ouro
- 2018: Supercopa do Brasil e Copa do Brasil
- 2019: Copa São Paulo de Futebol Júnior
Time provável do São Paulo para o clássico:
- Tiago Volpi; Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Tchê Tchê, Daniel Alves e Hernanes; Helinho, Vítor Bueno e Pablo.
Jogadores do São Paulo comemoram título da Copinha de 2019 — Foto: Arquivo Pessoal/Danilo Gomes
Ge