Sem espaço no Internacional e com salário alto, Rithely tem futuro indefinido no Sport
Vinculado ao Sport até dezembro de 2022, o volante Rithely, de 28 anos, chega ao fim do empréstimo para o Internacional neste ano, e tem o futuro indefinido. Com o término da Série A do Brasileiro na noite do último domingo, a diretoria rubro-negra ainda aguarda por um posicionamento oficial do Colorado, para avaliar se há possibilidade de extensão do vínculo. Mas o presidente Milton Bivar adianta que, caso o volante não permaneça com o Internacional, cenário que deve ser confirmado nos próximos dias, o Sport trabalha com duas opções de destino: ter o jogador se adequando ao padrão de salário do Leão para 2020 ou abrir negociações com outros clubes interessados.
– Estamos esperando que o próprio Internacional se pronuncie de forma oficial. Até agora, não tenho posição definida. Aí vamos ver as opções. Se adequar ao nosso padrão de salário ou conversaremos com outros clubes. Tem outros clubes interessados. São várias condições. A Série A terminou domingo, inclusive o Internacional estava brigando por vaga na Libertadores e conseguiu. Isso talvez venha facilitar para gente. Mas vamos aguardar, afinal tem menos de 24 horas (desde a rodada final do Brasileiro).
A situação de Rithely, porém, ainda entrará em análise no Internacional. O clube – que garantiu a classificação à fase da pré-Libertadores 2020 – iniciará nesta semana, junto ao novo técnico, o diagnóstico para concluir o planejamento do elenco para 2020, explica o executivo de futebol Rodrigo Caetano.
– Essa semana vamos nos reunir, falar com o futuro treinador. E assim que tivermos uma posição definida, vamos comunicar ao atleta e ao Sport.
O empresário do jogador, Roberto Faustim, por sua vez, limitou-se a afirmar que ainda não tem definição sobre o futuro de Rithely.
O Sport ainda não desenhou o orçamento com o qual irá trabalhar no próximo ano, mas projeta ter no elenco apenas um atleta que ganhe em torno de R$ 200 mil – valor abaixo do salário do volante. Quando renovou o contrato do jogador até 2022, no início de 2017, o Sport igualou a proposta salarial que o Corinthians ofereceu para contratá-lo na época e ainda comprou mais 50% dos direitos econômicos do atleta. Passou a ter os 100%, ainda na gestão do presidente Arnaldo Barros.
De acordo com Milton Bivar, no entanto, após o diagnóstico das dívidas do Rubro-negro, no início deste ano, constatou-se que o Sport ainda deve valores ao grupo de empresários ao qual o atleta tinha parte dos direitos ligada.
Rithely disputou 16 jogos pelo Internacional, sendo 14 como titular — Foto: Ricardo Duarte/DVG/Inter
Rithely chegou à Ilha do Retiro como desconhecido, em 2011. Três anos depois, tornou-se titular absoluto com o técnico Eduardo Baptista. E manteve-se no posto. Pelo Rubro-negro, conquistou a Copa do Nordeste (2014) e dois Estaduais (2014 e 2017). Fez 341 jogos, marcando 29 gols. Entre as temporadas de 2015 e 2017, com o Sport na Série A do Brasileiro, gerou interesse de clubes como Internacional, Corinthians, Atlético-MG, Palmeiras. Mas somente foi negociado ao março de 2018, por empréstimo, ao Colorado, renovando o vínculo até o fim deste ano – ainda em junho.
Vale lembrar que, quando chegou ao Internacional, o jogador precisou passar por uma cirurgia no tornozelo esquerdo e não atuou na temporada de 2018. Liberado no início deste ano, Rithely fez 16 jogos pelo Colorado, sendo 14 como titular. Nesta Série A, porém, teve sequência em apenas duas partidas, com o técnico Odair Hellmann – quando entrou contra Corinthians e Fortaleza, pela 14ª e 15ª rodada.