Governo abre campanha de combate ao câncer de mama e colo de útero
A semana iniciou Rosa e Lilás no governo de Rondônia. Nesta segunda-feira (14) o Palácio Rio Madeira ficou tomado pelas cores que representam a luta contra o câncer de Mama e Colo de útero e de combate à sífilis. A solenidade de abertura contou com a adesão de todas as secretarias do Estado. Centenas de servidores, em especial as mulheres vieram com as cores da campanha e usaram o laço rosa, símbolo internacional da campanha de prevenção.
O hino de Rondônia marcou o início da solenidade de abertura e a prevenção foi a palavra mais citada do início ao fim. As falas do governador coronel Marcos Rocha e da primeira-dama Luana Rocha foram marcadas de emoção. Luana Rocha revelou ter enfrentado casos de câncer na família e motivou as servidoras sobre a importância dos exames preventivos.
“Essa campanha é especial e não deve ser lembrada só essa semana ou só esse mês. Mas sim durante todo o ano, e todos os dias de nossas vidas”, declarou a primeira-dama Luana Rocha, durante discurso.
O governador do estado, Coronel Marcos Rocha também citou um exemplo familiar na luta contra o câncer, mas que resultou na perda de um ente querido. “Eu perdi meu pai há alguns anos para o câncer de Intestino, e sei como é perder uma vida para o silêncio. Por isso tenho pedido a participação de todos os órgãos e servidores em prol dessa luta. Você mulher precisa buscar a prevenção, assim como você homem. Não tenham medo de falar sobre o problema. É importante prevenir porquê sei o quanto isso custa uma vida” ressaltou o governador.
O secretário estadual de Saúde Fenando Máximo, alertou as servidoras sobre o surgimento de novos casos anualmente, e as ações desenvolvidas pelo governo para reduzir os números. “O instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê um aumento de 200 novos casos de câncer de mama no estado, o que nos preocupa. Por isso durante todo o ano focamos na prevenção. Em todo o estado ações estarão acontecendo em prol da prevenção do câncer de mama entre outras doenças”, destacou.
Vários pontos da cidade vão receber equipes do governo e do município, uma ação conjunta em prol da saúde de Rondônia. “Temos buscado sensibilizar a população sobre a importância da prevenção. Já nesta segunda-feira estaremos realizando uma ação integrada no Orgulho do Madeira, com exames de mamografia, papanicolau, além da entrega de preservativos. A ação conta ainda com parcerias da Seduc, da Seas, secretarias municipais e de ongs” acrescentou a diretora da Agevisa, Ana Flora Gerhardt.
O deputado estadual Eyder Brasil falou das ações desenvolvidas junto ao governo do estado. “Esse é o mês de prevenção e reflexão na luta contra o câncer de mama. Estamos unidos nessa causa, e sempre ressalto que o autoexame é um dos passos principais para identificar possíveis alterações no corpo”, relatou. A servidora Irineia de Amorim quase perdeu uma amiga para o câncer de mama. E faz questão de orientar outras mulheres. “A minha amiga hoje está bem de saúde porquê buscou a prevenção, através de exames. Ela não deixou para a última hora, e foi isso que salvou a vida dela”, relatou.
O câncer de mama e o de colo de útero estão entre os três tipos que mais matam mulheres no mundo. O sintomas iniciais de câncer de mama incluem aparecimento de caroço ou nódulo nas mamas. Já o câncer de colo de útero apresenta como sintomas corrimento vaginal, sangramentos sem explicação entre outros sintomas.
O evento também contou com a presença da secretária adjunta Liana Almeida (Seas), além dos demais representantes das secretarias estaduais de Saúde, Fernando Máximo (Sesau), de Educação, Suamy Vivecananda (Seduc), da Agência Estadual de Vigilância em Saúde, Ana Flora Gerhardt (Agevisa).
Fonte:SECOM