Roger explica metas do Bahia no Brasileiro e projeta briga por Libertadores
O Campeonato Brasileiro no sistema de pontos corridos conta com 38 rodadas. Mas, para definir metas para o elenco do Bahia, o técnico Roger Machado dividiu a competição em pequenas partes. Nesta quinta-feira, o treinador explicou que desafiou o grupo a conquistar um determinado número de pontos a cada seis jogos. E a expectativa é cumprir o objetivo para, no fim do ano, estar na parte de cima da tabela.
– Não quero criar expectativas. Temos as projeções internas. Divido o campeonato em blocos de seis jogos, deixando dois [últimos] que são as finais. A gente desejaria ter acumulado pontos suficientes para se manter na primeira página, para que, na segunda parte, pudesse concretizar os objetivos. Desse bloco, já foram dois, Flamengo e Palmeiras, conquistamos quatro pontos, então tem mais 12 para se disputar. É importante que continue pontuando, porque, para o G-6, são dois pontos para nos colocar em uma briga mais importante.
Com a divisão do Brasileiro a cada seis jogos, o Bahia conquistou dez pontos entre a 1ª e a 6ª rodada. Na segunda parte, entre a 7ª e a 12ª rodada, o Tricolor teve desempenho pior, com apenas seis pontos. A terceira etapa da meta definida por Roger teve início no triunfo sobre o Flamengo, e seguirá até o jogo contra o Vasco, pela 18ª rodada.
O Bahia ocupa o meio da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Com 20 pontos, o Tricolor aparece na 10ª colocação. Roger Machado espera que o time possa evoluir e subir posições. A meta é, ao fim do ano, estar na briga por uma vaga para a Libertadores da América de 2020.
– [A meta] É audaciosa, mas é possível, e a gente tem o direito de perseguir. Nós, o grupo, torcedor, mídia, temos que saber que o campeonato é muito duro. A gente tem um grupo com qualidade, mas enxuto. A gente também cuida minuciosamente da recuperação para que não perca ninguém. Antigamente, quando [a Série A] era da metade do ano em diante, você tinha 13, 14 jogadores que iam jogando, e outros de qualidade inferior. Hoje, com 38, quem joga menos tem oportunidade de jogar seis ou sete, porque os jogadores estão suscetíveis a lesões e cartões. Isso que vai nos permitir continuar na briga.
Nos últimos dois anos, o torcedor do Bahia alimentou o sonho de terminar a Série A na zona de classificação da Libertadores. Porém, o time não teve bom desempenho nas últimas rodadas dos campeonatos de 2018 e 2017. Na temporada passada, o time baiano foi o 11ª colocado, com 48 pontos. No ano anterior, finalizou o Brasileirão em 12º, com 50 pontos.
Para seguir em ascensão na Série A, o Bahia encara o Goiás no próximo domingo. A partida está marcada para 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador.
ge