Nove municípios da região do Vale do Jamari recebem mais de R$ 300 milhões em investimentos
Rodovia ligando Ariquemes ao município de Machadinho está com mais de 80% asfaltada.
A região Vale do Jamari é atendida pelo Governo de Rondônia com uma série de investimentos. São mais de R$ 300 milhões investidos em infraestrutura, educação, saúde e no desenvolvimento socioeconômico dos nove municípios que compõem a região.
Os investimentos foram citados pelo governador Confúcio Moura durante visita aos municípios da região. Confúcio disse que o governo tem feito seu papel de parceiro dos municípios neste momento de poucos recursos nos caixas das prefeituras.
Em Ariquemes, entre os grandes investimentos se destaca a construção de duas escolas: Uma no município e outra no distrito de Bom Futuro, reforma e ampliação do centro técnico Heitor Vila Lobos, construção da Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp), do Núcleo de Criminalística, da sede do Ciretran, ponte sobre o Rio Jamari, asfaltamento de mais de 55 quilômetro de ruas e avenidas, construção de uma nova e moderna rodoviária, recuperação de estradas vicinais,nova sinalização semafórica de transito, e novas áreas de lazer para os cidadãos. Uma das grandes obras no município é a construção de uma ponte de concreto com 120 metros sobre o rio Jamari, na saída da cidade para os municípios de Monte Negro, Campo Novo e Buritis.
Machadinho do Oeste, além do asfalto urbano, o município foi contemplado com a pavimentação da RO-257, ligando Ariquemes ao distrito do 5º BEC, com 72 quilômetros de extensão. Construção de uma Unisp de pequeno porte e um presídio. As associações rurais foram beneficiadas com equipamentos e os produtores rurais acompanhados por técnicos da Emater-RO.
Já Campo Novo de Rondônia ganhou a pavimentação da estrada que acesso à cidade. São mais de 24 quilômetros, trecho inicia no final do asfalto da BR-421 e vai até a entrada.
No município de Buritis, além da ampliação e manutenção do hospital estadual, entre as ações destacam-se a construção da praça Parque Buriti; a construção de um presídio; a abertura da estrada Parque; o asfaltamento de 10 km de ruas; a restauração das principais avenidas da cidade (Ayrton Senna e Porto Velho), incluindo drenagem, numa extensão de 9,2 km, além da instalação e construção da sede da Residência regional do DER e entrega de frota de maquinários para unidade.
Rio Crespo recebeu 6 km de pavimentação de vias urbanas e na época da obra ficou 100% asfaltado, mas o município cresceu a prefeitura já reivindica mais asfalto. A região é atendida com a manutenção das estradas estaduais e apoio a agricultura. O governo estadual ainda repassou o recurso para a construção da prefeitura para o município de Rio Crespo.
Cujubim teve ruas e avenidas pavimentada, construção de uma Unisp de pequeno porte, suporte do DER na manutenção das estradas vicinais, ônibus escolares e apoio aos produtores rurais por meio da Emater.
O Banco do Povo de Rondônia esta presente em todo Vale do Jamari levando oportunidades aos pequenos empreendedores, como também a Emater e a Idaron que assiste e auxilia os produtores rurais.
A região Vale do Jamari é composta por nove municípios: Ariquemes, Monte Negro, Campo Novo, Buritis, Cujubim, Alto Paraiso, Rio Crespo, Machadinho do Oeste e Cacaulândia.
O diretor-geral do DER, Ezequiel disse que o Departamento não medido esforços para atender os 52 municípios, uma exigência do governador Confúcio Moura. Neiva firma que os grandes investimentos no Vale do Jamari se repetem por todo o estado. Disse que todos os prefeitos são atendidos, vez que eles são representantes da população.
Citou ainda que o governador tem exigido ações que impulsionem o desenvolvimento e é isso que buscamos todos os dias. “Rondônia tem na agropecuária a base de sua economia. O DER é grande parceiro da homem do campo. Só aqui na região do Vale do Jamari temos três Residências Regionais do DER (Ariquemes, Machadinho e Buritis).
Fonte:SECOM