Divulgado calendário do programa de Estágio Visita da Câmara dos Deputados
A programação inclui aula sobre a função sociopolítica da Câmara dos Deputados e sobre o processo legislativo.
Já pensou em ser estagiário da Câmara dos Deputados? A 2ª Secretaria da Câmara dos Deputados acaba de divulgar o calendário de candidaturas às nove edições do Estágio Visita, programa oferecido a universitários brasileiros que durante uma semana acompanham as atividades parlamentares. Os custos da participação são financiados pela Casa.
Titular da 2ª Secretaria da Câmara, a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB/RO) ressalta a equidade de chances entre os estudantes como um critério fundamental para o período de seleção. “Estamos construindo um estágio mais diversificado, com participação de jovens de todos os Estados e regiões, para que eles também possam conhecer as diferenças do nosso país e troquem informações sobre essas realidades”, diz.
O programa é organizado e realizado pela 2ª Secretaria em parceria com o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara, que seleciona estudantes de universidades indicados pelos deputados a partir de um processo seletivo no Estado (ver abaixo como participar). Durante cinco dias, os universitários selecionados participam de palestras, debates, visitas, vivências e simulações que possibilitam o desenvolvimento de conhecimentos sobre democracia e o funcionamento do Poder Legislativo.
A programação inclui aula sobre a função sociopolítica da Câmara dos Deputados e sobre o processo legislativo; jornadas de aprendizagem em diversas áreas da Câmara; visitas a gabinetes, comissões e ao Plenário.
Os candidatos aprovados na seleção recebem hospedagem, alimentação e translado. Caso cumpram com a carga horária exigida (36 horas), os universitários recebem uma certificação fornecida pelo Cefor.
Como concorrer ao Estágio Visita
A inscrição no programa ocorre por meio da indicação de um parlamentar, que pode indicar até dois candidatos por Estado. Cada turma é formada por até 70 alunos. Os universitários interessados devem entrar em contato por e-mail com o gabinete as seguintes informações e documentos digitalizados:
Informações do estudante: nome completo, CPF, RG e órgão emissor, e-mail, telefone residencial e celular com DDD, endereço residencial, cidade e UF, CEP, nome do pai e nome da mãe, instituição de ensino, curso, semestre que está cursando, se possui alguma necessidade especial e se possui alguma restrição médica;
Cópia de identidade e CPF;
Comprovação de matrícula na Instituição de Ensino (correspondente ao semestre do estágio);
Autodeclaração de saúde preenchida e assinada, conforme modelo.
Com as informações dos estudantes, o gabinete parlamentar procederá à inscrição online por meio de sistema próprio de inscrição no Portal da intranet da Câmara dos Deputados, durante o período previsto no calendário divulgado.
Fonte:Assessoria