Palmeiras precisa de feito que ocorreu só em duas ocasiões para ganhar o Brasileirão
Sem depender apenas de suas forças para ser campeão brasileiro, o Palmeiras terá que repetir um feito que aconteceu apenas em duas das 18 edições já disputadas da competição por pontos corridos com 20 equipes.
Só em 2009 e 2020 o segundo colocado a dois jogos do fim terminou como campeão. É este o cenário da equipe alviverde, que tem 70 pontos e está a três do líder Botafogo, vencedor do confronto direto entre os dois times por 3 a 1, terça-feira, no Allianz Parque.
Na última vez que isto ocorreu, há quatro anos, o Internacional era o líder ao fim da 36ª rodada com 69 pontos, um à frente do Flamengo. O time carioca passou na penúltima partida e terminou com o título brasileiro.
A outra ocasião também teve o Flamengo como o campeão. A dois jogos do fim, a equipe estava a um ponto do São Paulo, líder com 62, assumiu a ponta na 37ª e se sagrou campeã nacional.
Nas 16 edições restantes nos atuais moldes, o primeiro colocado na 36ª rodada ou já era campeão antecipado, ou garantiu a taça depois. O próprio Palmeiras viveu este cenário nas outras conquistas, de 2016, 2018, 2022 e 2023.
Apesar do último resultado amargo, o Verdão tem chance de voltar à ponta do Brasileirão já no próximo jogo. Para isso, precisa vencer o Cruzeiro no Mineirão e que o Botafogo seja derrotado pelo Internacional, no Beira-Rio.
Isto faria com que as duas equipes ficassem empatadas em 73 pontos, mas o time de Abel Ferreira teria a vantagem no número de vitórias: 22 contra 21.
Com a derrota no confronto direto entre os dois líderes, o Palmeiras viu suas chances de título despencarem: de 69,74% no início da rodada para apenas 22,79% após o jogo no Allianz Parque.
O Verdão terá uma semana até o próximo jogo, na quarta-feira, contra o Cruzeiro, no Mineirão. A rodada final será contra o Fluminense, no Allianz Parque.
Confira os jogos restantes de Palmeiras e Botafogo
37ª rodada
- 4/12, às 21h30: Cruzeiro x Palmeiras (Mineirão)
- 4/12, às 21h30: Internacional x Botafogo (Beira-Rio)
38ª rodada
- 8/12 , às 16h: Palmeiras x Fluminense (Allianz Parque)
- 8/12, às 16h: Botafogo x São Paulo (Nilton Santos)
Ge