Curso on-line para produção de castanheira-da-amazônia em miniestufa tem inscrições abertas
Agronegócio
Segunda-feira, 18 de novembro de 2024 – 11h24 | da Assessoria
O e-Campo, vitrine de capacitações on-line da Embrapa, está com inscrições abertas para o curso “Produção de mudas de Castanheira-da-amazônia em miniestufa”, voltado para produtores da agricultura familiar; técnicos extensionistas, comunidades tradicionais (extrativistas, quilombolas, ribeirinhos, indígenas, etc). O objetivo é mostrar as técnicas e o passo a passo para produção de mudas de castanheira-da-amazônia (também conhecida como castanheira-do-pará ou castanheira-do-brasil). O método apresentado é de alta qualidade e baixo custo, pode ser feito em pequena escala, utilizando miniestufas.
Com carga horária de 12 horas, o curso é dividido em três módulos, cada um composto por videoaula, publicação obrigatória, publicação complementar e uma avaliação de aprendizagem sobre o conteúdo treinado. Denis César Carraro, analista da Embrapa Rondônia e um dos coordenadores do curso, explica que as videoaulas foram gravadas de forma concisa e objetiva buscando favorecer o aprendizado. O aluno pode assistir às videoaulas de acordo com o ritmo e a disponibilidade de horário.
“Todo o conteúdo visual permite que o participante acompanhe a explicação do instrutor, faça anotações, fixe os conceitos e acesse outros livros, guias e manuais referenciados neste material, antes de se submeter a avaliação objetiva de cada módulo”, destaca Denis Carraro.
Para ser considerado concluído e emitir um certificado, é preciso obter 70% de aprovação nas avaliações de aprendizagem e preencher a avaliação de satisfação e o perfil do participante.
Miniestufas
Os pesquisadores da Embrapa adaptaram um método de produção de mudas de castanheiras para atender esta demanda de plantio, além de melhorarem e recomendarem as técnicas já utilizadas.
A produção de mudas de castanheira em miniestufas é um método ideal para áreas extrativistas onde a demanda é atender apenas o produtor e seus vizinhos, e não há estruturas para viveiros florestais, além de ser uma prática de baixo custo. As mini estufas são de fácil confecção e podem ser utilizadas materiais disponíveis nas propriedades. “A produção de mudas de castanheira não é uma tarefa muito fácil, especialmente porque o processo está demorado e as mudas são desiguais. Este método que propusemos permite o desenvolvimento vegetativo mais rápido, resultando em mudas mais uniformes e fornecendo lotes de mudas com melhor qualidade”, afirma Lúcia Wadt, pesquisadora da Embrapa.
Atualmente, o método tradicional para produção de mudas da castanheira é via sementes, em uma estrutura de viveiro florestal, o que torna a atividade custosa. “Esse método apresentado no curso, em miniestufas, permite que os produtores rurais possam produzir suas próprias mudas de castanheiras e as plantadas, seja em Sistemas Agroflorestais (SAFs) ou realizar o enriquecimento de clareiras em suas florestas. Além disso, a produção de mudas pode servir como outra fonte de recursos, caso vejamos a possibilidade de venda de mudas para outras comunidades e projetos”, comenta Eneide Taumaturgo, extensionista da Secretaria de Agricultura do Acre.
Para se inscrever acesse aqui
Serviço
Período de permanência: oferta contínua
Período de realização: o participante pode iniciar os estudos logo após a efetivação de sua inscrição. Recomenda-se que o curso seja concluído em até 30 dias após a inscrição
Carga Horária: 12 horas
Certificação: O participante deverá atingir nota igual ou superior a 70% nas avaliações
Mais informações pelo e-mail: rodrigo.ribeiro@colaborador.embrapa.br
SIGA-NOS NÃO