Ações de prevenção, vacinação e tratamento de hepatites virais e outras IST são intensificadas pelo Governo de RO
Em busca de fortalecer o programa de prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais, o governo de Rondônia iniciou, nesta segunda-feira (1º), a campanha de conscientização “Julho Amarelo”, mês voltado às iniciativas que têm por objetivo reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle da doença. A ação será desenvolvida por meio de palestras, distribuição de kits de prevenção, testes rápidos, vacinação e, nos casos de necessidade, encaminhamento para tratamento.
Em Rondônia, além da mobilização de conscientização sobre as hepatites virais, foi incluído também na programação do Julho Amarelo, sífilis e HIV. O trabalho será intensificado ao longo de todo o mês, por meio de diversas ações de prevenção, como palestras e distribuição de kits contendo preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e material para autoteste de HIV, destinado ao público maior de 18 anos; além da realização de testes rápidos para hepatite B e HIV, vacinação e encaminhamento para tratamento.
PRÉ-CAMPANHA
No período de 25 a 27 de junho, a equipe da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) e organismos parceiros realizaram ações no Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua (Centro Pop), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Capitão Cláudio Manoel da Costa, no bairro Cidade do Lobo, em Porto Velho. A equipe da Agevisa/RO, convocada pela coordenadora estadual das hepatites virais, enfermeira Francilene Alves de Miranda, reuniu a turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para esclarecimentos sobre o tema, e na quinta-feira (27), também atuou ações na Unidade de Saúde José Adelino, zona Leste da Capital.
Somente na semana passada, durante a pré-campanha do “Julho Amarelo”, foram realizados 388 testes rápidos para detecção de hepatite B. As ações foram desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Organização não Governamental (ONG) Beradeiro.
O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, esteve acompanhando a ação na Escola Capitão Cláudio. Na oportunidade, falaram aos alunos sobre a necessidade de estarem atentos para os cuidados de prevenção, especialmente com a vacinação contra a hepatite B. “O governo tem se empenhado em atingir a meta de atingir 95% de cobertura vacinal em todo o estado, desde a primeira infância”, ressaltou.
PROGRAMAÇÃO
Nesta segunda-feira (1º), a equipe integrada esteve na Capitania dos Portos de Porto Velho, onde foram oferecidos testes rápidos para HIV, sífilis, e hepatite B e C.