Novo levantamento confirma rejeição de 73% ao governo Temer
Números significam a maior reprovação já registrada pelo Datafolha, desde o início da redemocratização no país, em 1989.
Levantamento do Datafolha, divulgado nesta segunda-feira (2), é mais um a constatar a reprovação da população ao governo do presidente Michel Temer (PMDB). De acordo com a pesquisa, que ouviu 2.772 entrevistados em 194 cidades, entre 27 e 28 de setembro, 73% dos brasileiros consideram a gestão ruim ou péssima.
De acordo com informações da Folha de S. Paulo, a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos. Os números significam a maior reprovação já registrada pelo instituto de pesquisa, desde o início da redemocratização no país.
Para se ter uma ideia, a maior rejeição à ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em agosto de 2015, chegou a 71%.
Apenas 5% avaliam o governo como ótimo ou bom. Trata-se da aprovação mais baixa desde setembro de 1989, quando José Sarney (PMDB), em meio à crise da hiperinflação, teve o mesmo índice.
Em julho do ano passado, dois meses após Temer assumir a Presidência, sua rejeição era de 31%. Desde então, não parou mais de crescer. Ainda segundo a Folha, em uma escala de 0 a 10, a nota média hoje do governo é de 2,5.
No entanto, por outro lado, cresceu a adesão à permanência do presidente no poder até o fim de seu mandato. Diante da derrocada ética que atinge indistintamente os principais partidos e da falta de opções viáveis para o Executivo, parcela do eleitorado parece considerar que manter Temer no poder, ainda que malquisto, é a opção menos turbulenta para o país neste momento.
O Nordeste é a região com maior reprovação (84%). O Norte, com a menor (69%).
Fonte: noticias ao minuto