A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou do painel “Preparando-se para a ‘Doença X’” no Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, Suíça, na semana passada. O debate abordou os esforços necessários para preparar os sistemas de saúde para os desafios futuros, com ênfase na resposta política em nível nacional e global.
Nísia destacou que a resiliência dos sistemas de saúde depende do tempo de resposta político, referindo-se à gestão anterior que teve uma resposta negativa à capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. A ministra compartilhou a experiência brasileira no enfrentamento da pandemia da covid-19.
Leia também: AAP 2023: Covid-19 e suas sequelas na pediatria
“Temos aprendizados da pandemia, mas precisamos de algumas forças transformadoras para pensar em uma efetiva capacidade de resposta frente a doenças com possível potencial pandêmico”, observou. “É primordial o investimento em tecnologia, inovação e na redução da desigualdade entre os países, especialmente no que se refere ao desenvolvimento e produção de medicamentos, vacinas e testes diagnósticos”, pontuou.
Daqui para frente
A ministra reforçou que o Brasil, enquanto líder do Grupo dos 20 (G20), está propondo uma aliança para incentivar a produção em nível local e regional de insumos para a saúde:
“Ao mesmo tempo, é muito importante que haja uma visão integrada da vigilância de possíveis novos surtos, novas epidemias ou riscos pandêmicos. Essa vigilância deve ser vista de uma forma integral, iniciando na atenção primária à saúde e fortalecendo os centros de inteligência epidemiológica do país”.
Leia ainda: CFM aplica questionário sobre obrigatoriedade da vacina da covid-19 em crianças
Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal
Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros
Sucesso!
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Avaliar artigo
Dê sua nota para esse conteúdo.
Você avaliou esse artigo
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Autor
Roberta Santiago é jornalista desde 2010 e estudante de Nutrição. Com mais de uma década de experiência na área digital, é especialista em gestão de conteúdo e contribui para o Portal trazendo novidades da área da Saúde.
Deixe um comentário