Polícia identifica vendedor do veneno utilizado por mulher para matar marido de 71 anos em RO

Polícia identifica vendedor do veneno utilizado por mulher para matar marido de 71 anos em RO

A Polícia Civil informou ao g1 que identificou a pessoa responsável por vender o veneno utilizado por uma mulher para matar o marido de 71 anos na zona rural de Cerejeiras (RO). O Terbufós, encontrado no estômago da vítima, é um dos componentes do “chumbinho”, um produto clandestino com venda proibida desde 2012.

A linha de investigação da polícia aponta que a mulher colocou o veneno na comida e ofereceu ao marido. A morte por envenenamento aconteceu há dois meses, mas só foi revelado nesta segunda-feira (27). O caso inicialmente foi tratado como morte natural, mas a morte dos animais de estimação, com sinais de envenenamento, levantou a suspeita de homicídio.

Exames feitos nos corpos dos animais e do idoso comprovaram o envenenamento. Segundo o delegado Mayckon Pereira, a pessoa que vendeu a substância tóxica foi identificada e é comerciante. Ela foi ouvida pela polícia.

Gato e cachorro encontrados mortos ajudaram polícia a descobrir homicídio em Cerejeiras, Rondônia — Foto: Reprodução

O responsável pela venda pode responder nos termos do artigo 278 do Código Penal, que trata sobre “fabricar, vender, expor à venda, ter em depósito para vender ou, de qualquer forma, entregar a consumo coisa ou substância nociva à saúde”. A pena é detenção de um a três anos, além de multa.

Além disso, segundo a polícia, o suspeito pode responder no âmbito administrativo, com aplicação de multas por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Agricultura.

A mulher que comprou e aplicou o veneno foi presa durante a operação Viúva Negra em Cerejeiras. Ela deve ser indiciada por homicídio qualificado, com motivo torpe e emprego de veneno.

Mulher (de cinza) foi presa por suspeita de matar o marido envenenado em RO — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Mas afinal, o que é esse veneno?

Terbufós é um dos componentes do “chumbinho”, um produto clandestino altamente tóxico e em geral usado como veneno agrícola. O chumbinho é o nome usado para referir ao pesticida conhecido como aldicarbe, que tem forma de grãos de cor cinza-escura ou grafite, lembrando assim o chumbo – daí o nome.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) , o aldicarbe é um composto químico altamente tóxico que pertence à classe dos carbamatos, e no Brasil o chumbinho ficou conhecido como ‘o veneno de ratos’.

A comercialização do chumbinho está proibida no Brasil desde 2012, por ordem da Anvisa. Segundo a agência, a decisão foi necessária na época devido ao seu uso irregular e indiscriminado, tanto para envenenar roedores e outros bichos quanto para provocar abortos, homicídios e suicídios.

G1 RO

.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *