Museu Casa do Pontal receberá R$ 4,6 milhões.
Unidade é a maior do País dedicada à arte popular e terá nova sede na Barra da Tijuca.
O Museu Casa do Pontal, no Rio de Janeiro, vai receber investimentos de R$ 4,6 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Por ser o maior museu de arte popular do País, o local é tombado como patrimônio cultural brasileiro.
Implantação da museologia da nova sede, na Barra da Tijuca, dinamização de suas atividades durante um ano após a inauguração e consultoria para estruturação de fundo patrimonial permanente serão os projetos tocados com o financiamento do BNDES.
Com a nova sede na Barra da Tijuca, o acesso público ficará facilitado, dando maior visibilidade ao único museu antropológico do País. A exposição permanente contará com mais de 3,5 mil obras de alguns dos mais importantes artistas populares do País, como o pernambucano Mestre Vitalino, os cearenses Celestino e Manuel Graciano, o goiano Lunildes e o paranaense Laurentino.
O percurso das galerias será acompanhado por fotos, legendas e textos explicativos em português, inglês e francês. Inovador, o projeto adota ilhas informativas interativas e vitrines iluminadas à base de diodos emissores de luz (LEDs), para reduzir custos e contribuir com a sustentabilidade ambiental.
Programas de visita monitorada manterão a inclusão de pessoas com com deficiência, que terão assegurada a acessibilidade em todos os espaços. Cegos terão um roteiro especial, com um conjunto de 30 obras próprias para serem tocadas e com legendas em braile.
Fonte: noticias ao minuto