Idaron divulga dados parciais da vacinação contra febre aftosa na Bolívia
País é área livre da doença desde 2014.
De acordo com informações da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), mais de 14 mil animais (bovinos e búfalos) foram vacinados contra febre aftosa na Bolívia durante o 33º Ciclo de Vacinação, iniciado em junho. A Idaron vem apoiando na realização da imunização no país vizinho há cerca de dez anos.
Neste ciclo foram atendidos 255 produtores rurais em 143 propriedades bolivianas localizadas até 25 quilômetros para dentro do país. Essa ação se estendeu por toda a faixa de fronteira (mais de 1.400 quilômetros). A Bolívia é uma área livre de febre aftosa com vacinação desde 2014.
Nas campanhas de vacinação na Bolívia, a Idaron visita todas as propriedades rurais da fronteira, sendo que a maior área atendida fica na região de Costa Marques, onde foram vacinados 8.117 bovinos e 11 búfalos, em 56 propriedades, atendendo 109 produtores.
A atividade é executada conforme acordo binacional entre o Brasil e a Bolívia e é reflexo de uma parceria com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Servicio Nacional de Sanidad Agropecuaria e Inocuidad Alimentaria (Senasag).
“O apoio à vacinação na Bolívia é coordenado pelo Mapa e Senasag. A Idaron é a executora dessa ação”, conta o gerente de Defesa Animal, Fabiano Alexandre dos Santos.
O presidente da Idaron ressalta que esta ação cria uma barreira sanitária para o rebanho rondoniense. “Esta também é uma forma de proteger o patrimônio do pecuarista rondoniense”, fala.
Fonte:SECOM