Doação de órgão é incentivada pelo 4º Batalhão da Polícia Militar, em Cacoal
Os receptores dos órgãos doados pelo policial militar Oziel Rodrigues são todos de Rondônia.
Nos últimos dois meses, o 4º Batalhão da Polícia Militar em Cacoal viveu dois momentos distintos. Em maio, a corporação comemorou quando um companheiro de farda conseguiu realizar um transplante de córneas. Cabo Samuel já havia perdido a visão de um olho e praticamente já não enxergava mais do outro. Nisso surgiu a possibilidade de um transplante e Samuel fez a cirurgia. Hoje, recuperado, ele já voltou à ativa no 4ºBPM, que vive neste momento uma nova experiência.
Há pouco mais de duas semanas, o policial militar Oziel Rodrigues sofreu um grave acidente quando caiu do telhado da residência da irmã, onde ajudava na construção. Oziel foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado em estado grave ao Pronto Socorro Heuro. Por 14 dias, o soldado lutou pela vida, mas infelizmente na última quinta-feira (6), Oziel teve a morte cerebral constatada. Em meio à dor da perda, capitão Antônio, comandante da 1ª Companhia de Policiamento Ostensivo, da qual Oziel fazia parte, conversou e encorajou a família sobre a doação de órgãos.
Conforme disse capitão Antônio, uma característica clara de Oziel, no dia a dia de trabalho, era fazer o bem ao próximo. Um policial militar engajado, profissional completo que sempre, quando podia, contribuía. “Quando nós tivemos a chance, reforçamos aos familiares a nova possibilidade que o Oziel estava tendo de salvar outras vidas”. A família autorizou a doação e com isso Oziel se torna um grande exemplo.
“O soldado Oziel se torna exemplo não só para o nosso batalhão, para a Polícia Militar de todo o estado, mas principalmente para toda a sociedade. Ele foi um grande profissional em vida e na hora de sua morte ele fez o bem ao próximo. A família merece todo o reconhecimento, pois permitiu que o Oziel salvasse vidas”, comentou emocionado o comandante do 4º Batalhão, coronel Iago.
Em meio a muitas homenagens, entre elas cortejo fúnebre no carro do Corpo de Bombeiros e as honras militares prestadas, soldado Oziel foi sepultado na manhã de sábado (08), no Cemitério Alto da Paz, em Cacoal.
Doação de órgãos
“Essa é a quarta captação de órgãos realizada em Cacoal neste ano de 2017. Duas foram feitas no Hospital Regional de Cacoal, uma em março e esta em julho. As outras duas no Heuro, sendo uma em abril e outra em maio. Sabemos que trata-se de um momento de muita dor, mas esperamos que atitudes como esta possam incentivar outras famílias a optarem pela doação e permitirem que outras pessoas tenham um novo começo”, ressalta a coordenadora da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante em Cacoal (CIHDOTT), Flávia Oliveira .
Conforme explicou a coordenadora CIHDOTT, após a confirmação da morte encefálica do policial militar Oziel Rodrigues, de 38 anos, a família consentiu com a doação de órgãos, tendo sido captados rins e córneas.
Desde a fundação da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, em 2013, quinze famílias já consentiram com a doação de órgãos de familiares em Cacoal. De acordo com Flávia Oliveira, o número é razoável, porém o quantitativo de recusas ainda é bem expressivo.
Fonte:SECOM