Rio: idosos que se vacinaram em fevereiro podem tomar dose de reforço

Por Agência Brasil
Publicada em 22/09/2021 às 16h36
O Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 definiu hoje (22) que idosos com 60 anos ou mais que tomaram uma segunda dose da vacina contra covid-19 até 28 de fevereiro na capital fluminense podem começar a receber uma dose de reforço. Esse grupo já pode procurar os postos de saúde da capital fluminense para receber a terceira injeção contra o novo coronavírus.
O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, informou à Agência Brasil que essa parcela da população abrange pessoas internas em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e profissionais da saúde.
De acordo com o comitê, o calendário previsto para a dose reforço por idade reforçada em vigor. Hoje (22), foram imunizadas pessoas com 87 anos ou mais. Amanhã, será uma vez daquelas com idade igual ou superior a 86 anos, seguindo-se maiores de 85 no dia 24, e maiores de 84 anos, no sábado (25). Uma dose de reforço se destina às pessoas que receberam a segunda aplicação ou dose única de imunizante há, pelo menos, três meses.
Para as pessoas com alto grau de imunossupressão, o intervalo é reduzido para até 28 dias. A partir de hoje, serão vacinadas pessoas com 40 anos ou mais. Já a partir do dia 29, a imunização se destinará a pacientes com 12 anos ou mais. elaborou uma Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS).