Sem vacinas da índia, Governo Federal decide usar avião plotado para levar oxigênio para Manaus

O Airbus A330neo da companhia Azul escalado para trazer doses da vacina de oxford da Índia para o Brasil, fará voo transportando cilindros de oxigênio para Manaus. Devido ao adiamento da viagem para Mumbai a pedido do governo indiano e do presidente da república Jair Bolsonaro (sem partido), o ministério da Saúde solicitou a companhia área ajuda na situação da capital amazonense.

O adiamento da viagem a Índia, partiu primeiro do governo indiano. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Anurag Srivastava, disse na quinta-feira (14) que “é muito cedo” para dar respostas sobre exportações das vacinas produzidas no país, uma vez que a campanha nacional de imunização ainda está só começando.

Já Bolsonaro afirmou na sexta-feira (15) que o avião partirá somente em “dois ou três dias, no máximo”.

“Temos tudo acertado para disponibilizar 2 milhões de doses. Hoje está começando a vacinação na Índia, então resolveu-se atrasar em um ou dois dias até que o povo lá comece a ser vacinado. Daqui a dois, três dias no máximo o nosso avião vai partir e vai trazer esses dois milhões de doses para cá”, disse o presidente em entrevista ao programa Brasil Urgente, da TV Bandeirantes.

Colapso em Manaus
A situação da Covid-19 em Manaus tomou novos contornos com a falta de oxigênio líquido nos hospitais. Além disso, o estado ainda sem mantém com um dos maiores níveis do pico da pandemia no Brasil e, na quarta-feira (13), a capital registrou um número recorde de enterros, com 198 corpos sepultados.

O último marco no número de sepultamentos no município havia sido no auge da primeira onda da pandemia no estado do Amazonas, em 28 de abril, com 167 pessoas enterradas.

Na quinta-feira (14), o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) decretou um toque de recolher proibindo a circulação de pessoas entre 19h e 6h (exceto atividades e transporte de produtos essenciais).

Para o prefeito de Manaus, a medida será eficiente para controlar os números da pandemia na capital.

“Acredito que tenhamos de 80% a 90% da circulação diminuída nas ruas, e isso certamente vai nos ajudar no impacto dessa aglomeração que tem acontecido na cidade de Manaus”, disse Almeida.

Fonte:CNN Brasil


    Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *