As vendas do comércio varejista brasileiro registraram leve recuo de 0,1% em janeiro, na comparação com dezembro de 2024. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta segunda-feira (17) pelo IBGE.
Segundo o instituto, a variação é tão pequena que, do ponto de vista estatístico, pode ser considerada uma estabilidade. Apenas quando a oscilação ultrapassa 0,5% é que se considera efetivamente uma alta ou uma queda nas vendas.
Dos oito setores avaliados, quatro apresentaram desempenho negativo. O maior recuo foi observado no segmento de produtos farmacêuticos, com queda de 3,4%. Também tiveram desempenho abaixo do mês anterior os setores de supermercados, lojas de vestuário, e de móveis e eletrodomésticos.
Já os segmentos que puxaram o resultado para cima foram: combustíveis e lubrificantes; livros, jornais e papelaria; equipamentos de informática e comunicação; e artigos de uso pessoal e doméstico.
O gerente da pesquisa, Cristiano Santos, explicou que o cenário é de cautela e que o comércio ainda sente os efeitos do fim do ciclo de festas e do ajuste no orçamento das famílias.
Fonte: Radio Joao Bragança Paulista