27 milhões em teste rápido de sífilis e HIV
O Sistema Único de Saúde (SUS) irá oferecer um teste rápido capaz de identificar infecções por sífilis e HIV. O Ministério da Saúde espera distribuir até 4 milhões de unidades do teste ainda em 2023.
A intenção do Ministério é fortalecer o rastreio e ampliar o acesso da população ao tratamento, agilizando o trabalho das equipes de saúde na realização do tratamento. De acordo com a pasta “Inicialmente, o duo teste será direcionado para o rastreio da sífilis em mulheres grávidas, trabalhadoras do sexo e homens que fazem sexo com homens. As demais pessoas serão testadas com a tecnologia que já é ofertada atualmente.”
Boletim Epidemiológico
O investimento de R$ 27 milhões para compra dos testes vem acompanhado da informação divulgada no último dia 20 de outubro no Boletim Epidemiológico Sífilis 2023, segundo os dados presentes no documento, mais de 213 mil brasileiros foram identificados com a infecção por sífilis através de contaminação por relação sexual em 2022, uma taxa de detecção 23% maior do que o registrado em 2021.
O relatório também apontou aumento na taxa de detecção de sífilis em gestantes, 33,8% entre 2020 e 2022, uma aceleração da tendência observada desde 2013, que mantinha uma média de 25% ao ano até o período de 2019 para 2020 quando deve uma diminuição do ritmo.
Eliminação de Doenças Determinadas Socialmente
Esse investimento do Ministério da Saúde faz parte das ações do Comitê Interministerial para Eliminação da Tuberculose e Outras Doenças Determinadas Socialmente (CIEDDS), instaurado em junho de 2023. Com previsão de funcionar até 2030, o comitê alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidades (ONU) busca combater enfermidades responsáveis pela morte de mais de 59 mil brasileiros por ano, entre as quais malária, esquistossomose, doença de Chagas e hepatites virais, transmissão vertical de sífilis, hepatite B, HIV e HTLV.
Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros
Sucesso!
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Avaliar artigo
Dê sua nota para esse conteúdo.
Você avaliou esse artigo
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Autor
Jornalista formado pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) em 2009, com extensão em Produção Editorial (UNESP) e Planejamento Digital (M2BR Academy).