Connect with us

Cidades

Governo celebra os 131 anos da Bandeira do Brasil e inaugura busto de Marechal Rondon

Publicado

on

Reconhecida como maior objeto de simbolismo pátrio, o Governo de Rondônia, em parceria com a 17ª Brigada de Infantaria e Selva, comemorou no final da manhã desta quinta-feira, 19, os 131 anos da Bandeira do Brasil na escadaria do Palácio Rio Madeira. O evento reuniu militares, servidores, secretários, superintendentes e a imprensa local.

A solenidade contou com o hasteamento das três bandeiras – Nacional, Estadual e Municipal. A Bandeira do Brasil foi hasteada pelo governador, coronel Marcos Rocha; a do Estado de Rondônia pelo comandante da 17ª Brigada de infantaria de Selva, general de brigada Luciano Batista de Lima; e a do município de Porto Velho pelo Secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel José Hélio Cysneiros Pachá, acompanhados pelo hino nacional e da bandeira do Brasil.

Criada no dia 19 de novembro de 1886, a bandeira nacional evoca ideais, aspirações e crenças de herança duradoura da história brasileira. “Bandeira idolatrada, altiva a tremular, onde a liberdade é mais uma estrela a brilhar”, conforme é descrito no ato inicial do evento, reafirma a independência de um povo sonhador que apresenta em seu lema nacional um propósito pacificador de ‘Ordem e Progresso’.

Com destaque no patriotismo, o evento solene reuniu 65 militares que representaram o Exército Brasileiro, a Ala 6 da Aeronáutica, a Capitania Fluvial de Porto Velho, a Polícia Militar de Rondônia e o Corpo de Bombeiros Militar. Ainda na ocasião, foi realizada a mais alta condecoração oficial de Rondônia, a Insígnia da Ordem do Mérito Marechal Rondon, ao comandante da 17ª Brigada de infantaria de Selva, general Luciano Batista de Lima pelo empenho no desenvolvimento de Rondônia.

Animado com a condecoração, o general Lima fala com emoção que hoje é um dia muito especial, sobretudo por ser o Dia da Bandeira do Brasil, e agradece pelo reconhecimento. Ainda no uso das palavras, demonstra agradecimento aos servidores, em especial aos militares que atuaram no combate da Covid-19 a fim de reduzir os efeitos da pandemia.

A medalha traz em seu desenho o Marechal Rondon e o símbolo da Brigada da qual o general Lima comanda, Brigada Príncipe da Beira, que faz parte da história do Estado.

Com a voz embargada, o general anuncia que essa é a última cerimônia cívica que participa e aproveitou a oportunidade para se despedir.

“Agradeço ao povo de Rondônia que me tratou com muita dignidade, amizade e amor e estarei sempre com aquela estrela, que se destaca na bandeira do Brasil, por ser um dos mais jovens e mais pujante Estado. Aquela estrela mora no meu coração”, finalizou, com um bravo grito de selva.

Emocionado, governador coronel Marcos Rocha, proferiu discurso ao condecorado general sobre o sentimento de honra e alegria por tê-lo como amigo, apoiador e parceiro de trabalho e pela sua contribuição ao desenvolvimento do Estado. “Lembre-se general, por onde passar você vai levar esse sangue de Rondônia. Nunca se esqueça que esse Estado é seu também. Mais um vez, agradeço por todo trabalho efetuado, você é um grande homem”, salienta.

Na ocasião, foi inaugurado o busto do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, patrono das comunicações, e expedicionário que deu origem ao nome do Estado, doado pelo Exército Brasileiro.

No final do evento, o governador deixou uma mensagem comovente a todos os rondonienses, em destaque a bandeira do Brasil, da qual depositou doses de fé a todos os presentes. “Em meio as dores de uma pandemia e uma vontade imensa de vencê-la, eis que o manto verde, amarelo, azul e branco sagrado nos dá esperança neste 19 de novembro de 2020. Aconteça o que acontecer, a paz não findará entre aqueles que olham para o alto da nossa bandeira hasteada, revelando a história, o fulgor e a glória desta nação”, conclui emocionado o governador, coronel Marcos Rocha.

A execução do Hino Céus de Rondônia encerrou a solenidade. A cerimônia contou com a presença da primeira dama e titular da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha, e demais autoridades civis e militares.

Fonte:SECOM

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direitos Reservados © 2020 De Fato Rondônia, Por Anderson Leviski

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsApp Fale via: WhatsApp