Connect with us

Saúde

Baixa umidade pode prejudicar a saúde dos animais de estimação

29/10/2020 14:31,atualizado 29/10/2020 14:31Com o início da primavera e a chegada do verão, a temperatura em todo o Brasil tende a aumentar cada vez mais, fazendo com que a umidade diminua em muitas regiões do país. Da mesma forma como acontece com os seres humanos, a saúde dos animais domésticos é prejudicada com o clima…

Publicado

on

Baixa umidade pode prejudicar a saúde dos animais de estimação

atualizado 29/10/2020 14:31

Com o início da primavera e a chegada do verão, a temperatura em todo o Brasil tende a aumentar cada vez mais, fazendo com que a umidade diminua em muitas regiões do país. Da mesma forma como acontece com os seres humanos, a saúde dos animais domésticos é prejudicada com o clima mais seco, e eles podem apresentar problemas na respiração e outros sintomas.

Os quadros de insuficiência respiratória são mais comuns em filhotes e pets idosos, principalmente aqueles que já possuem a saúde mais frágil e apresentam outras doenças. Os cães de focinho mais curto, como shih tzu, buldogue e pug, são animais que normalmente já sentem maiores dificuldades para respirar e esse quadro pode piorar em condições climáticas desfavoráveis.

Em casos mais agudos, é necessário fazer uma inalação para ajudar a amenizar os efeitos do ar inapropriado. Além disso, outros sintomas recorrentes que atingem os animais devido à baixa umidade são irritação e coceira nos olhos, boca seca e cansaço excessivo.

O clima seco também pode ser responsável pela disseminação de doenças virais, como a cinomose, que ataca o sistema nervoso e pode deixar sequelas neurológicas ou levar o animal à morte. Para os pets devidamente vacinados, não há risco de contrair o vírus e desenvolver essa doença.

A importância da alimentação correta

Uma das formas de combater o calor e manter a saúde dos animais em dia é dar atenção à alimentação. Além de ser extremamente importante que eles mantenham as refeições regularmente, algumas comidas são indicadas para diminuir o impacto das altas temperaturas, enquanto outras não são aconselháveis nessas ocasiões.

Geralmente bastante utilizados pelos tutores, sorvetes e picolés não são recomendados devido ao alto teor de gordura e açúcar. Alguns apresentam ainda derivados do leite e podem trazer problemas a animais com intolerância a lactose.

Dentre os alimentos recomendados estão frutas como melancia, banana, maçã e mamão, que podem até mesmo ser servidos gelados. Já as frutas mais ácidas, como laranja, limão, abacaxi, uva e abacate, devem ser evitadas. A hidratação também é ponto-chave e pode ser feita por meio de água fresca ou água de coco.

As vantagens de um hospital veterinário 24 horas

Assim como as pessoas, os animais também podem necessitar de um atendimento emergencial a qualquer hora do dia. Seja um acidente, mal-estar ou qualquer outra situação de risco, é importante a intervenção médica na chamada “the golden hour”, ou a hora de ouro, na tradução do inglês para o português, que consiste no atendimento nos primeiros momentos, considerados mais críticos.

Além de nunca fecharem e estarem de prontidão todo o tempo, os hospitais veterinários 24 horas possuem algumas vantagens em relação às clínicas e consultórios comuns, como o atendimento ágil, sem necessitar agendamento prévio, equipamentos de ponta e médicos com diferentes especializações.

Com toda essa estrutura, um pronto-socorro veterinário pode oferecer variados tipos de serviços em um só lugar, como consultas, exames laboratoriais e de imagem, internação, serviços ambulatoriais e cirurgias.

Um dos centros de pronto atendimento mais renomados de São Paulo, o Hospital Veterinário Rebouças possui uma equipe completa com médicos e enfermeiros, oferece consultas, exames, hospital veterinário 24h e conta ainda com uma grande rede de unidades com as mais diversas especialidades, como cardiologia, dermatologia, fisioterapia, oncologia e muitas outras.

Website: https://www.vetreboucas.com.br/

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsApp Fale via: WhatsApp